A produção cultural marginal ou independente é volumosa e diversifcada, segundo Proença Filho. Alguns poetas marginais, já no ano de 1987, teriam obras publicadas em editoras convencionais. Para o autor o termo Pós-Modernidade já teria sido usado em 1945, após a 2ª Guerra Mundial...
Dentre os Movimentos de vanguarda do Pós-Modernismo estariam o Neoconcretismo, a produção ligada à revista Tendência, a produção poética da música de rua, à base de violão, além da Arte Postal, que tiveram como principal características a intencificação do ludismona na criação literária, intertextualidade, a metalinguagem, o fragmentarismo textual, a auto-reflexão nas narrativas e a radicalização de posições antirraciocalistas e anti-burguesas.
Os principais autores do Pós-Modernismo são Guimarães Rosa, Clarisse Lispector, João Cabral de Melo Neto, Nelson Rodrigues, Adélia Prado, Autran Dourado, Augusto e Aroldo de Campos, João Ubaldo Ribeiro, Mário Quintana e outros...
Segundo Proença Filho o quem inaugurou o Pós-Modernismo foi o Tropicalismo e o Poema-Processo.
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