Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Movimento Literário do Século 21

A cultura está se manifestando à toda neste início de século 21... Talvez estes movimentos culturais sejam apenas uma preparação para algo maior a se realizar nos anos seguintes, como aconteeu com a Semana de Arte Moderna de 1922... Talvez não!!!

O período anterior à Semana de 22 é conhecido como fase Pré-Modernista, que teve se ápice na Semana de Arte Moderna, em São Paulo. A fase que se sucedeu após 1922 até 1945, com o fim da SEgunda Guerra Mundial, segundo alguns autores, é designado como Pós-Moderno; outros autores dizem que essa fase após o conflito mundial seria na verdade uma terceira fase do Movimento Modernista, e seguindo essa linha de raciocínio, concluimos que...

A produção literária da época e até mesmo a produção radiofônica que era produzida preparou os "corações e mentes" para programas de televisivos de calouros, como "Jovem Guarda", "Chacrinha", "Programa do Bolinha" e todos do gênero que se sucederam, a partir de 1965. Assim houve uma integração entre poesia, produzida pelo Movimento Modernismo, e música popular... Com prejuíso para a arte poética, que ficou jogada à um segundo plano.

Nos anos de 1980, com a geração infantil da época, agora crescida, produzindo cultura nacional (terceira fase do Modernismo), houve o Rock in Rio, em 1981, no Rio de Janeiro, que foi um marco da terceira fase do Movimento Modernista.

No Rock in Rio a integração entre música e poesia foi declarada, reverenciada de tal modo, que na década seguinte inaugurou uma nova fase literária, que chamarei de Pré-Modernidade. Nesta fase de Pré-Modernidade houve a integração entre poesia e o gosto popular, com o advento do Funk, em São paulo e depois no Rio de Janeiro.

Na mesma linha musical, a vanguarda da Pré-Modernidade, que são as bandas que surgiram nos anos 80, que participaram do Rock in Rio em 1981, por exemplo, e que se firmaram nos anos 90, ou entraram para o histórico nacional, como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Blitz, Legião Urbana, assim como outras bandas, inauguraram um reflexão moderna, de problemas individuais modernos (Pré-Modernidade), como traduz, por exemplo, os versos da Blitz "estou a dois passos do paraíso", ou contando histórias, como nas canções da Legião "Era um tal de João de santo Cristo e todo mundo dizia como ele se perdeu", ou ainda canções como: "Parece cocaina mas é só tristeza, talvez tua cidade.   

Movimentos literários sempre são marcados por grandes acontecimentos ou guerras acontecidas antes ou depois de algum fato no qual se identifique tal manifestação artística... A Semana de Arte Moderna foi seguida pela revolta dos "18 do Forte" em Copacabana e mais tarde pela revolta paulista de 1924, todas motivadas pelo Tenentismo, que em 1930 colocou Getúlio Vargas no poder. Em 1945 o retirou. Em 1950 o fez ser eleito pelo povo e que, em 1954 o fez se suicidar. 

O fato que naugurou a fase Pré-Modernidade no Brasil foi o Rock in Rio, acontecido em 1981. Os anos 90 foram fruto da efervescência cultural da década anterior, assim como o que desencadeou a fase Pré-Modernidade foi a luta pela liberdade, contra a Ditadura Militar. Os anos 90 inauguraram uma atitude artística, como evidencia os versos da Legião: "`Parece cocaína, mas é só tristeza. Tavez tua cidade. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão".

A música dos anos de 1990 faziam uma reflexão do cotidiano, com o advento do Funk, "Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci"; todas essas músicas com letras reflexivas instigavam a nova geração de poetas que faziam seus livretinhos de maneira artezanal.   


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog