Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Homenagem à Monteiro Lobato

Este é um artigo que o Francisco Olivá, um dos livreiros do Largo da Carioca, que é integrante da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) escreveu, e que foi lido no segundo sarau realizado no dia 18 de abril, no Largo da Carioca, à pedido dos livreiros:

"Hoje, dia 18, se vivo Monteiro Lobato, se vivo Monteiro Lobato estaria completando 129 anos, nenhum escritor brasileiro sofreu tantas injustiças como M. Lobato: foi peso por querer dar petróleo ao Brasil, seus livros foram proibidos de circular, taxado de despnesto 'no jornal O Globo nos idos 30.Até em Portugal seus livros foram proibidos de circular...
No momento atual um grupo  de pseudos intelectuais sem conhecer todo o conjunto de suas obras, taxando de racista, puro oportunismo, estes desconhecem o que o primeiro livro que Lobato escreveu foi para dar nome e identdade ao personagem negro mais importante do Folclore Brasileiro, que é o Saci.
Antes de Lobato  cada estado tinha um Saci diferente. Lobato fez uma longa enquete com todo o Brasil, onde resultou no nosso saci de hoje.
Esses pseudos intelectuais desconhecem a biografia de Lobato, pois na sua biografia, eu contei quatro vezes que ee chora de emoção, todos por gente negra.
Pinçaram ditos e frases para detonarem Lobato. Até eu se pinçasse frases da Bíblia  faria um livro faria um livro proibido para crianças. Se eu pinçasse frases do Dom Quixote de la Mancha taxaria Cervantes como um psicopata, enfim, ninguém pode analisar alguém por frases soltas, sem analisar toda a sua obra...
Para finalizar, foi Monteiro Lobato o primeiro brasileiro de nome que teve a coragem de escrever no livro "Escândal do Petróleo e do Ferro" que Pinto Martins foi assassinado por querer dar petróleo ao Brasil. Diz ainda o autor  que Martins é o segundo mártir do Petróleo Brasileiro. Viva!"

Um adentro meu:

É por isso que se diz que quem foi o primeiro a descobrir petróleo no Brasil foi Monteiro Lobato, que achou petróleo atrás do Sítio do Piacapau Amarelo!

Na verdade ele foi o primeiro a dizer isso publicamente, nos seus livros, pois o alto escalão ´político brasileiro, do início do século 20, foi proibido de comentar este fato, por que iria aumentar o preço do petróleo. Os Estados Unidos eniou uma comssão para analisar se o país tinha realmente o bem mineral e qual a qualidade dele.. Constatou-se que o Brasil não só tinha o bem natural, mas que esse era de alto valor, então, por razões econômicas, claro, os EUA vetaram o petróleo do Brasil, que é vetado em vários outros bens naturais, como as 'areias monazídicas', da qual o país tem em abndãncia, de onde é possível se fazer chegar ao composto químico da "Bomba Atômica" de maneira mais rápida e barata, segundo o militar Renato Archer, do que o processo que os Estados Unidos utilizam, por exemplo. É por isso talvez que volta e meia haja um portaviões de tropas americanas parado, ao fundo da práia de Copacabana... Quando há algum resquício de movimentação militar na Venezuela ou a Bolívia, por exemplo, é lá, na práia de Copacabana, que tropas americanas aportam - a práia de Copacabana fica muito distante das fronteiras dos países sul-americanos citados.

Razões políticas e econômicas... É isso que move o monto!!!

                                                                     Dennys Andrade   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog