Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Resquísios da Luta Contra a Didadura (vanguarda)

O período da produção cultural dos anos de 1960, e principalmente após 1964, com a Ditadura Militar, a produção literária e cultural, em todas as vertentes possíveis e imagináveis ganhou amarras, com a censsura aos Meios de Comunicação de Massa (jornais, revistas, teças teatrais, programas de rádio, programas de televisão e os livros que foram editados no período).

Muitos artistas encontraram na música o modo de driblar a censsura, como os versos de Chico Buarque, cojas músicas tinham letras como: " Piai, afasta de mim esse calice! Afasta de mim esse cálice! Afasta de mim esse calice! Cálice! Cálice!" - uma coisa meio que Chaves! -, assim como tantas outras músicas da época.

E quem conseguia driblar a censsura da ditadura era tido como herói... Não pagava conta em restaurante, por exemplo...
Hoje em dia, como a Ditadura Militar já foi ultrapassada e vencida pela Democracia, isso se perdeu... 

Atualmente (2010 - 2011) é preciso apenas ter vigilância, pois, a Social-Democracia que Lula se vangloriava de ter inaugurado no Brasil, mas que só foi possível com a manobra do Plano Real de Fernando Henrique Cardoso, em 1993 e 1994, na verdade, é uma faca de dois gumes. É uma coisa de centro-direita, que vacila à toda hora! Nesse vacilo se pode ir tanto para o que se supõem que seja o Socialismo ou para uma nova Ditadura, militar ou não.

_ É preciso estar sempre alerta!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog