Total de visualizações de página

domingo, 17 de abril de 2011

Sarau Leopoldinense - abril

No dia primeiro de abrl fiz o sarau da carioca, homenageando o poeta Augusto dos Anjos na banca do Carlão, no Centro do Rio... Os livreiros me pediram para fazer um segundo sarau no mês, pois no dia 18 seria o aniversário do Monteiro Lobato. Um doa livreiros faria uma palestra sobre o autor. Disse que faria outro sim no dia do aniversário dele.
Dia 18 cairia numa segunda-feira, mas como seria  o aniversário dele, não me importei. Depois do dia primeiro recebi da Valéria Moreira, neta do Alvaro Mreyra, um livro de poesias dele. Resolvi fazer um outro sarau no dia 16 na Penha, de depois passei para o dia 17, com as poesias de Alvaro Moreyra e frases de Monteiro Lobato.
Como o poeta homenageado do mês era Augusto dos Anjos, resolvi utilizar as poesias dos dois autores no sarau do GREIP da Penha.
Como, antes do sarau, fiuqei sabendo que o dia 18 seria o Dia Internacional do Livro Infantil, cloquei também no sarau as poesias do Vinícius de Moraes. Foram homenageados os três poetas no sarau!
O sarau realizado no GREIP foi o primeiro que realizei no bairro da Penha e teve 5 participantes, o que já considero um número bom, pois no primeiro que organizei no Largo da carioca teve apenas 3 pessoas: Eu, o Carlão e um amigo dele que ele havia chamado, que trabalhava lá pelo centro mesmo... Um advogado, o Magalhães, que aliás tinha um livro de poesia também... Esse primeiro sarau foi realizado no fim do mês de novembro de 2010.
Ao abrir o sarau comecei falando sobre a história do Alvaro Moreyra, poeta modernista (da segunda fase), cronista, que foi editor de duas revistas: A Para Todos e Ilustração Brasileira. Com sua esposa Eugênia, que era advogada, criou em 1927 o Teatro de Brinquedo, que marcou o iníco da renovação da arte c~enica no Brasil.
O poeta Carlos Drummond de Andrade manifestou a respeito de Alvaro: "Entre os modelos nacionais que se ofereciam ao aprendiz de literatura, este marcou mais do que os outros. As primeiras adorações i9ntelectuais manifestam-se pela imitação, e parecia fácil imitar os flgrantes, as anotações mínimas, de cena de estado de espírito, a atitude graciosa e descompromissada de Alvaro Moreyra".
Sobre Moreyra diz ainda, revelando uma certa inveja: "Não consegui, porém, o que outros também não terão conseguido. A fórmula irônico-sentimental de Alvaro era exclusiva, as modulações alheias soavam falso, Quem sabe se não será mais cômodo copiar um estilo empavesado? De qualquer modo, devo admitir que da experi~encia se apurou o saldo de uma lição de simplicidade, válida para sempre".
O poeta e cronista influenciou outros autores de crônicas também, como Rubem Braga ee Fernando sabino através de su escrita simples e objetiva. 
Falei um pouco do Augusto do Anjos - que representou o mundo como sendo cheio de tragédias, onde cada ser vivencia-a do nascimento até a morte. Augusto dos Anjos eraadvogado, filho de uma portuguesa com ex-escravo, era negro e retratava o que via a sua volta, um modo de produção pré-material com proprietários falidos. Foi também professor no Liceu paraibano, onde havia estudado.
Vinícius de Moraes, o nosso poetinha, em suas poesias jogou com a incredulidade e ilusões, por saber que a vida nada mais é do que uma forma de ficção encarnada, que teve a percepção do lado obscuro do homem e resolveu enfrentá-lo. Segundo o jornalista José Catello "ele deixou a poesia para se tornar show-man da MPB, para viver nove casamentos, para atravessar a vida viajando, exercendo mais do que nunca o poder que Drummond descreveu: "Foi o único de nós que teve a vida de poeta".
Foi legal! Tiveram 5 pessoas, mas o que importa não é quantidade e sim qualidade... Ao menos o sarau foi realizado e nós fizemos a cultura acontecer na Penha.
Hoje, dia 17 de abril realizei o primeiro sarau, amanhã irei realizar o Sarau da Carioca no Largo da carioca, na barraca do Carlão. Depois de amanhã vou recitar e fazer distribuição de versos em frente à estátua do carlos Drummond de Andrade na práia de Copacabana, o que é quase que uma "Semana de Arte Moderna informal, pois as manifestações artísticas da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, no Teatro Municipal da cidade duraram apenas 4 dias e não uma semana inteira.

_ É isso aí! O importante é movimentar a cultura...  

Dennys Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog