A Idade Média durou cerca de mil anos, a Igreja católica era o centro da vida cultural da Europa. A arte era restrita ao interior dos mosteiros e a música, até o século 16 era essencialmente de cunho religioso.
A arte era preservada em manuscritos, que segundo Cyntia Gusmão, esses manuscritos eram cuidadosamente desenhados pelos monges nas bibliotecas e gabinetes de copistas - os artistas copistas gostavam de usar coes vivas nas ilustrações que eram chamadas de ilustrações ou iluminuras.
Nos hinos reliiosos, salmos, orações e cânticos - em latim - não se utilizavam instrumentos musiais, pois só as vozes considerasa à meditação sacra.
Os monges da época aprendiam os cantos de memória, que com o passar do tempo foram colocando sinais gráficos em cima dos textos para indicar as flutuações...
Foi por volta do ano de 1030 que Guido d'Arezzo , em um hino a São João Batista fez o primeiro verso em uma nota e no outro subiu um tom, e assim por diante até chegar ao último verso da canção - d'Arezzo provocou a alteridade nos cantos religiosos de sua época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog