Foi durante o período da Idade Média que Philippe de Vitry, compositor francês, escreveu um tratado intitulado Nova Arte (Ars Nova, em latim) no qual aperfeiçoou a ecrita do ritmo musical.
Com este manual, (Ars Nova) os eruditos se apossaram de gêneros populares dos trovadores, em que se trabalham váruas vozes reunidas ao mesmo tempo, tendo por base o repertório mais profano do que sacro... Com o término da Idade Média a arte musical alcançou o aprimoramento, um certo requinte, refinando os ritmos, aderindo à combinação de vozes. Segundo Cyntia Gusmão "as melodias ficaram mais leves e fluidas, o que abriu caminho para o Renascimento.
No fim do século 14 as cidades dos Países baixos, como Veneza e Florença na Itália, ficaram cada vez mais ricas devido ao comércio empreendido, além do desenvolvimento financeiro dos proprietários ricos. Na época Gênova e Veneza tinham o molopólio do comércio com o Oriente, enquanto a busca por cada vez mais riqueza impulsionavam portugueses, espanhóis e ingleses a explorarem o mar com o auxílio da bússola, que começou a ser utilizada no século 12. No final do século 15 Cristovam Buarque chegou à América e em seguida, Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil.
Nesta época - Renascimento - o acúmulo de riqueza propriciou o desenvlvimento da ciência e da arte, que se iniciou por volta de 1430 e vai até 1600.
No Renascimento, período de mudança de atitude perante à vida e à sociedade.Durante este período há o estudo das culturas gregas e romanas em uma visão diferente da visão da Igreja, que colocava o homem como o centro de todas as coisas (visão Teocentrica)... É no Renascimento que a música recebeu cada vez mais estudos humanistas, como a poesia, a filosofia e o teatro.
Na Idade Média a música era associada aà teorias matemáticas: Pitágoras fez a tradução da música em números, proporções musicais...
Platão, por sua vez, descreveu no livro "A República" a história de Er, que era um soldado morto em combate. Na história ele ressuscita e começa a narrar o que viu no além:
"Um raio de luz brilhande, com as cores do arco-iris, que como uma faixa envolvia os planetas, a lua, o sol e as estrelas, mantendo-os unidos, e cada astro estava no interior de uma espiral que abrigava o astro. Assim, dessa forma, o sistema solar era um conjunto de anéis concêntricos... No alto de cada espiral situava-se uma sereia, cantando cada uma um som diferente. Eram escalas que soavam de acordo com o movimento dos astros - mito da Música das Esferas: segundo a autora este mito é tido como a inauguração da história da música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog