Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Poetas Pré-Modernidades

Poetas, artistas, cantores, escultores, todos precisamos fazer uma revolução dos Versos. O momento é esse e a revolução está acontecendo agora!

O Rock in Rio de 1981 foi um marco, não só pelo show que foi, mas que inaugurou uma nova espécie de vanguarda. O evento, como relata o jornal O Globo de 27 de abril de 2011, foi um show organizado por um grupo de esquerda... Por isso é que foi marcante, com a bomba do Riocentro, que explodiu na véspera do Dia do Trabalho, data esta que recebeu o nome de Dia do Trabalhador, por movimentos de esquerda mundo à fora...  

Segundo a professora Heloisa Buarque de Hollanda, irmã de Chico Buarque, um dos heróis nacionais na época da Ditadura Militar, autor de músicas que desmascaravam o regime de opressão vivido no país, relata no livro "Esses Poetas" que a produção poética dos anos 90 teve um cunho autoral, com poetas como Arnaldo Antunes, Alberto Martins, Josely Vianna Baptista, Augusto Massi e outros...

Nessa preparação que foram os anos 80, para os anos 90, e que desencadeou a Modernidade do século 21, e que também foi inaugurada com o Rock in Rio de 2001, onde houve uma grande polifonia musical de estilos e de canções... Sandy e Júnior se apresentou, para se ter ideia; e Sandy e Júnior não cantavam rock... 

Os poetas independentes, do século 21, continuam produzindo suas artes de forma não mais artezanal, mas sim caseira. Continuam fazendo suas produções e escoando-as nas ruas de todo o país, oferencendo-as e sempre respondendo á pergunta: "Quanto é?", da mesma forma, dizendo "o quanto você achar que vale".

Essa é a realidade da Modernidade literiaria no Brasil do século 21!!!

  A poesia, depois de ser transpassada pela música e pela televisão, incluindo o cinema, como no filme "Sociedade dos Poetas Mortos", na verdade perdeu o seu valor como "obra-prima" ao invés de se agregar valores, mas continua sendo, ainda assim, a força motriz da sociedade de massa!

As pessoas deste início de século 21 procuram algo que as façam pensar, que as levem a uma reflexão para então, aí sim, poderem seguir adiante.

A única manifestação artística que faz as pessoas refletirem sobre suas próprias vidas, nesta sociedade atomizada em que nós vivemos, levando as pessoas que as consomem à refletirem individual e intimamente, acarretando uma revolução pessoal, é a poesia!   

É a esse conjunto de fatos, características e movimentos realizados no século 21 que chamo de Revolução dos Versos!!!

_ Viva a revolução...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog