Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pensamentos sobre a Modernidade...

 
O Sarau da Carioca, cujo o próximo será realizado no próximo dia 6 de maio, na verdade, é um movimento literário que estou tentando fazer no Rio de Janeiro e que, ao que me parece, está crescendo cada vez mais...  No prefácio do livro Esses Poetas, de 1998, por exemplo, Heloisa Buarque descreve:
 
"Sem entrar em critérios de qualidade ou densidade literária, não há como negar a evidência de que o emergente mercado de poesia falada atene a democratizar o consumo da poesia e abrir enormes possibilidades para a redistribuição da fala do poeta num espaço público mais amplo. A poesia escrita começa a tender na direção de uma culturalização, ou seja, uma inédita amlação de seu ´ráio de consumo através da abertura de espaços culturais não-formais e da emergência de novos hábitos sociais e comportamentais."
 
 
Bem, isso foi escrito em 1998, que segundo o meu pensamento, foi uma preparação, uma espécie de vanguarda para a poesia nascente no século 21 no Brasil... 

Na verdade penso que o Rock in Rio, de 1981 inaugurou uma espécie de vanguarda para a poesia do século 21. Na fase literária anterior, de lutava contra a ditadura, o objetivo era ultrapassar a repressão; a partir de 1981, com a explosão da bomba do Riocentro, que foi um show organizado por empresários de tendência esquerdista, foi inaugurada uma nova vanguarda, que chegou ao seu ápice agora, em 2011, com o atentado de Realengo, no Rio de Janeiro, e mais uma vez, a realização do Rock in Rio...
 
A geração 90, que descrita no livro Esse Poetas, fez parte da Pré-Modernidade, que foi inaugurada com a bomba do Rock in Rio e que, durante a vigência desta fase houve as Diretas Já e a abertura política no Brasil. 

Em 2001, com a queda da Torres Gêmeas do Word Traid Center, nos Estados Unidos, época em que houve, mais uma vez, o Rock in Rio, foi inaugurada outra fase, a Modernidade, que, permeada pela internet, começou no Brasil iniciou-se nos anos 90, e que acarretou tudo o que há na sociedade atual.
 
Como se percebe, sempre há um fato histórico que causa da ruptura de uma fase para outra... No que penso, a geração que  permeia o século 21 foi se preparando, aos poucos, nos anos 90, assim como aconteceu nos anos anteriores à Semana de Arte Moderna em São Paulo, no ano de 1922, que é conhecida como a fase Pré-Modernista. Nesse viés de pensamento s anos 80 e 90 do século 20 foram a fase Pré-Modernidade!
 
A variedade de saraus que são realizados no Rio de janeiro e em todo o Brasil à fora, comprova esta minha tese!
 
Em fim, estas são percepções minhas e que penso serem verdadeiras.
 
Penso que nós já estamos vivenciando uma nova fase literária desde a virada do século, que, utilizando a minha licença poética, designo como Modernidade: a vanguarda desta fase, na minha opinião, se esendeu de 1981 até o ano 2000, com o Bug do Milênio.
 
Na fase anterior, de luta contra a ditadura, houveram canções que desmascaravam a repressão, como a canção de Chico Buarque: "Pai, afasta de mim esse cálice. Afasta de mim esse cálice. Afasta de mim esse cálice! Cálice! Cálice!"

_ Bem vindo á Modernidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog