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quinta-feira, 5 de maio de 2011

Um método para a revolução

Segundo o método paulo freire, que é a metodologia utilizada pela Revolução dos Versos, segundo o qual a Alfabetização vai além do ato de alfabetizar, pois ela deve propor a inserção do aluno - adulto iletrado no caso - no seu contexto social e político, o que também é um despertar para a cidadãnia e para a transformação social - para uma mudança de postura -, o que procipia uma nova "leitura de mundo"

Este método surgiu quando Paulo Freire, através da observação do contexto do Nordeste brasileiro estava inserido em 1950, tendo 30 milhões de habitantes que eram analfabetos, tendo uma realidade de opressão, colonialismo, imposição e tudo o que isso acarretava.

Paulo freire, então, aplicou suas ideias no "Centro de Cultura Dona Olegária", que fazia parte de um circuito de cultura do Movimento de Popular do Recife (MPC) para discutir os problemas cotidianos na comunidade de Poços da Panela, em Pernambuco.

Neste método o alfabetizando é articulado, incentivado aa formar sílabas, palavras que eram extraídas de sua realidade, de suas vivências: assim o método propõe ao alfabetizando a "se apropriarem da escrita e palavra para se politizarem, tendo uma visão da totalidade da linguagem e do mundo."

O método paulo freire, segundoo site Projeto Memória, busca estimular a aprendizagem através da discussão de suas experiências de vida por meio de temas, palavras que são geradoras da realidade dos participantes, que são decodificadas das palavras, para a aquisição da palavra escrita, e também da compreensão de mundo.

A poesia, neste contexto, é a síntese, a aquisição da realidade em que vivemos, no qual os poetas assimilam a realidade vivida no século 21, produzindo um sítense: uma aquisição poética da realidade, transformando o que é vivido em arte, em manifestação artística da realidade vivida...

Como um dos resultados desta mudança de perspectiva, desta mudança de postura que ocorre no século 21, surge a poesia como artifício de prendizagem e busca de interesse por parte dos educandos:

_ Foi essa ruptura que a Revolução dos Versos ocasionou na sociedade! 

Em uma ocasião, no início de 2010, que realizei um sarau no Penha Shopping com crianças de 4ª e 5ª séries percebi que muitas tinham dificuldade para ler, e eu ajudava as crianças a ler os trechos de versos das Sopinhas de Versos, que na ocasião utilizei João do Rio - Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhantes, para o meu amor passar, e as crianças, em fila se revezavam para ir na frente para eu ajudar na leitura dos versos. - fizeram arruaça no shopping!

Depois os funcionários das lojas do local me falaram que até se assustaram com a arruaça das crianças, pois não era muito comum lá. Comentei com uma outra pessoa, que é animador de festas e que tem uma loja no Shopping que "muitas crianças tinham dificuldade para ler as sopinhas" e ele me disse que crianças de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série, de escolas públicas, na maioria, não sabem ler, o que é preocupante para um país que tem taxas educacionais, segundo a ONU, por exemplo, razoáveis; o que não é. na verdade são "taxas para ingles ver!"

Bem, este acontecimento comprova que se utilizar da poesia como um método para se alcançar cada vez mais leitores e se criar o interesse pela leitura nas escolas dá certa!

                                                                                                                                Dennys Andrade

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