Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ditadura Legítima no Século 21

Segundo o jornalista Merval Pereira, no Glbo de 5 de maio de 2011, "enquanto o presidente Joerge W. Bush alegava querer disseminar a democracia pelo mundo utilizando guerras para impor o regime ao mundo.Barack Obama foi eleito defendendo uuma abordagem mais humanista, pios propunha mostrar as vantagens da democracia  através do exemplo e do respeito ao outro.

Obama fechou a prisão de Guatánamo, em Cuba, impondo o fim da tortura como método, mas, como Pareira relata foi em Guatánamo "que um preso revelou, sob tortura de simulação de afogamento, a identidade do mensageiro que fazia a ligação de Bin laden com o seu grupo, dando as informações necessárias para localizar e eliminar o inimigo n° 1 dos EUA" - fato que de certa forma legitima a tortura!

Quem exerceu essa tortura? Os Estados Unidos; mas torturas não são práticas legítimas de tortura? (...) Os EUA não se dizem a "democracia mais desenvolvida do mundo?" Por que estão efetuando práticas comuns em ditaduras? Quem deu autorização aos EUA para utilizarem tais métodos em tempos de democracia? (...) Alguma coisa se modificou no ar... Afinal, que Democracia é essa? (...) Que ditadura Moderna é essa? Enfim, coisas que precisam ser pensadas...

Segundo o jornal "O Globo" "a democracia nos EUA chegou a estar em xeque devido às medidas que foram adoradas conra o terrorismo, para a defesa da segurança nacional, e foi assim que ficou claro que o desatino do terror poderia se manifestar em qualquer parte do planeta"; coisa que também é razão de críticas para o feito dos soldados da Marinha Americana que executou uma ação militar em território de outro país, sem nenhum aviso prévio.

Nesse contexto fica a pergunta, para o presente século responder:

Que Democracia é essa???

                                                                   Dennys Andrade



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog