Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

A poesia atual

No século 21 a telenovela se tornou a folhetim do Brasil, que constrói histórias; constrói mitos e conta o conto de fadas brasileiro - como no exemplo da novela "Cordel Encantado" da Rede Globo.

 No que se percebe, neste início de década que atravessamos, a poesia, além de ser desmembrada, como acontece nas Sopinhas de Versos, que são trechos de poesias, o que também se faz em uma sítense da realidade, "uma conversa rápida", como Alvaro Moreyra definia as suas crônicas.

Neste estudo da realidade, que se configura este blog, sobre a sociedade Moderna, gostaria de citar a minha monografia de fim de curso que se intitula "Análise Progressiva do Jornal Impresso e do Jornal Online", que foi o projeto que apresentei para concluir a faculdade de Comunicação Social na UNESA (Universidade Estácio de Sá).

Nesta monografia exponho que o lead introduzido no Brasil em 1950, por Pompeu de Souza , Danton Jobim no periódico "Diário Carioca". Os jornalistas eram professores da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras da Universidade do Brasil, e modernizaram - inovaram - a imprensa brasileira com um artifício que a informatização da sociedade não conseguiu superar nas práticas jornalísticas.

Foi juntamente com Luiz Paulistano que Danton Jobim e Pompeu de Souza deram fim ao "nariz de cera": com a introdução do lead, que responde no primeiro parágrafo as perguntas: O quê?, Quem? Como? Quando? e Por quê? Antes o fato causador da notícia só vinha no fim do texto.

Segundo Pompeu, a complexidade social de 1950 - no Modernismo - levou o jornal a se transformar em veículo de notícias. Com o lead o chamariz do jornal deixou de ser "o repórter e sua desenvoltura com as palavras e deu lugar ao assunto abordado pela matéria".

Os primeiros sites noticiosos do Brasil, segundo Pollyana Ferrari, "nasceram dentro das empresas jornalísticas". Alguns deles nem tinham a concepção de portal e evoluiram posteriormente".

Segundo a autora o primeiro site noticioso do país foi o do Jornal do Brasil, de maio de 1995, que foi seguido pelo site do jornal O Globo.

Pollyana Ferrari argumenta ainda  que "para entender o surgimento dos portais brasileiros, na segunda metade da década de 90, é necessário olhar um pouco a história da imprensa brasileira, composta por grandes conglomerados de mídia, na maioria oriundos de empresas familiares. Esses mesmos grupos detêm, também, a liderança entre os portais - e por isso são informalmente chamados de "barões da Internet brasileira".

O que se percebe é a reversão, como relação à poesia, do movimento de migração do viés noticioso dos folhetins, que passaram para os jornais no século 20, no Brasil.

É esse movimento de libertação que é a Revolução dos Versos    

                                                                Dennys Andrade
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog