Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

É preciso fazer política da política!

Como relata o historiador Marco Antônio Villa no artigo "É preciso fazer política", o desafio para a oposição em qualquer parte do mundo é ter votos. A oposição brasileira, no segundo turno das eleições de 2010, em que foi eleita Dilma Rousseff presidente do Brasil. Ela teve 44% dos votos dizendo não à proposta de elegê-la... 

O problema é que Dilma quer agir como na Velha República, que teve o seu fim em 1930, com a deposição de Washiton Luis, que representava a política do Café com Leite, em que se alternavam no comando do país - um ápis - políticos paulistas e mineiros: ou seja, queriam "garantir um canal privilegiado com o governo e só em momentos eleitorais se apresentar para os eleitores" como posição.

Segundo Villa essa estratégia dá certo, mas só na esfera estatal, pois não há debate político. "No campo federal está fadada ao fracasso". O Partido dos Trabalhadores (PT), no Brasil atual (2001), "reservou para si o que é mais lucrativo, pois é assim que pretende se relacionar com o mercado global: com um movimento de estatizando a economia.

O historiador revela que em uma tentativa de se fazer a banalização do debate "quanto menos política, melhor". Para arregimentar parlamentarmente seu ministério, a presidente, segundo Villa utiliza o métido "delubiano", que é - quem precisa fazer política é a oposição...

Como afirma ainda, "não é possível assistir um governo destruir o que foi edificado com tanto sacrifício"; que é inaceitável não se efetivar canais efetivos de participação da sociedade com os partidos - que não ocorre em momentos pré-eleitorais), pois é inadimissivel que os 44 milhões de eleitores que não votaram na sucessora de Lula, não tenham voz no Congresso nacional - que é de tal forma nocivo à sociedade democrática, que pode até se denominar de Congresso Nocional.

                                                                   Dennys Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog