Segundo Daniel Aarão Reis, o 6º Congresso do partido Comunista Cubano realizou-se entre os dias 16 e 19 de abril de 2011: segundo a blogueira cubana Yoani Sánches o evento foi "uma procissão de baionetas", acrescentou ela amarga e ironicamente.
Segundo Reis esse congressos cubanos são convocados com finalidades precisas - o 5º congresso foi realizado há 14 anos... O congresso foi convocado, segundo raúl Castro "para conseguir, com o apoio de todos, a atualização do modelo econônica a fim de garantir o caráter irreversível do socialismo". Como o país tendo índices de produtividade abaixo do possível e do esperado, o nível de instrução da sociedade e, as necessidades sociais surge a questão sugerida por Lenin, há mais de cem anos - O que fazer?
Segundo Raúl castro, citando Fidel, " É preciso mudar tudo o que deve ser mudado"... Mudar o quê?, e para quê? (...)
Na convenção foram aprovados 311 Projetos de Diretrizes da Política Econômica e Social do partido e da Revolução. Como estas mudanças que foram proprostas, como ressalta Aarão, não serão por geração espontãnea, "trata-se de saber quem vai liderar o processo histórico".
Reis afirma que foram eles, os ocupantes do Olimpo, que exerceram a chefia das Forças Armadas Cubanas por 49 anos e que concentraram os poderes do Parido e do Estado por 47 anos, no caso de Fidel castro.
São esses revolucionários ultrapassados do socialismo o processo de modernização do modelo socialista cubano.
Dennys Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog