Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Novas maneiras de pensar o Brasil

No Brasil  "onde quase todas as crianças têm acesso à escola, menos da metade consegue, na idade prevista terminar os ensinos fundamental e médio", afirmam os jornalistas Demétrio Weber e carolina Benevides.

Eles afirmam que o desafio da educação brasileira, no século 21, é "redizir a repetência e a evasão " para garantir que cada vez mais jovens concluam" os ensinos citados dizendo ainda que a maioria dos que os concluem o fazem acima da idade da faixa etária. 

Segundo o relato do matémático Rubem Klein, que é consultor em educação, é "por isso que eu digo que o ensino fundamental não está universalizado", pois o funilamento da educação brasileira é o resultado da repet~encia e da evasão escolar.

Nesse paradóxo que se encontra a educação brasileira, posso sugerir que se pense na utilização de poesias de diversos autores para promover o interesse das crianças e estudantes pela escola... 

Em um dos saraus que realizei no bairro da Penha, o Sarau do Penha Shopping, que aconteceu umas três vezes, o píblico do sarau foram crianças de escolas públicas... O sarau, realmente, não foi projetado para ser realizado com crianças, ainda mais como o autor que utilizei, que foi o João do Rio; mas como eu fui pego pelo pé, pois não havia sido avisado que o sarau seria feito apenas para crianças em idade escolar, utilizei as poesias do autor mesmo...

As crianças da escola pública, da qual não sei nem o nome: sei apenas que fica na Penha, no início do sarau, realizado no início de 2010, tiveram dificuldade para ler as sopinhas no início, mas como eu comecei a ajudar os alunos a lerem o que estava escrito, eles se animaram, fizeram fila para ir na frente ler... Depois desfizeram a fila e foi a maior bagunça - no bom sentido!

As crianças, alvoroçadas, ficavam me falando "Tio, agora eu! Agora eu...", foi legal! Inesperado, mas legal!!!

Neste dia percebi que o que está faltando à Educação brasileira são maneiras criativas de se pescar o interesse do aluno, mais ou menos o que está acontecendo com o ensino de História do Brasil n país, onde várias instituições de ensino estão estão utilizando os livros de Laurenti Gomes, que conta a história de uma maneianão rígida e interessante, fazendo o leitor querer chegar logo ao fim do livro, dando foco à indivíduos históricos de maneira intimista, tornando-o um pessoas como qualquer outra.

                                                                       Dennys Andrade
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog