Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Verdade seja dita

Não quero ser presunçosso, mas verdade seja dita.

Este surto de poesia que o Rio de Janeiro, e todo o Brasil, vive atualmente não apareceu por acaso...


Ele sugiu após a realização do primeiro Sarau da Carioca, realizado na primeira sexta-feira de dezembro de 2010. A distribuição de versos pela cidade foi iniciada na terça-feira desta mesma semana, no bairro da Penha - Zona Norte da cidade.

                     Foi assim...

Na última semana de novembro de 2010, no início da semana, eu fui ao Largo da Carioca e fiquei olhando as pessoas passando. Tive o impulso de começar a recitar as minhas poesias, mas me contive. Olhei para os livreiros independentes do local e pensei "aqui poderia ter um sarau de poesia..."; olhei mais um pouco e, na cara de pau mesmo, perguntei para um dos livreiros  - o Carlão: 

_ O que você acha de fazer um sarau de poesia aqui na sexta-feira?

O livreiro apenas respondeu:

_ Aparece aí na sexta...

Na sexta-feira seguinte (última sexta-feira de novembro de 2010 eu voltei lá e levei as Sopinhas de Versos de João do Rio. O livreiro havia avisado a um outro poeta sobre o sarau - o Magalhães.

Cheguei lá, ao meio-dia-e-meia e falei que àquela era a minha sopinha de versos e que cada um teria que tirar uma Sopinha e ler em voz alta. O que eles estranharam...

Fui o primeiro para mostrar como é que é. O Magalhães foi o segundo e o Carlão o terceiro, depois começamos uma nova rodada de leitura.

Acho que depois da segunda ou da terceira rodada, de três poetas se revezando, o Carlão deu uma gargalhada de satisfação!

Quando as Sopinhas de Versos (rolinhos de papel, tiras de papel dobradas com versinhos dentro) acabaram, o Magalhães foi para o trabalho e o Carlão disse para voltar na semana seguinte...

Na segunda-feira houve a Ocupação do Morro do Alemão pelas forças do Estado. Na terça-feira o programa da Ana Maria Braga foi na Igreja da Penha e estava dando oportunidade de artistas locais se apresentarem... Quando eu vi na TV isso fiquei pensando "vou ou não vou?", e acabei indo!

Troquei de roupa, procurei umas Sopinhas de Versos que haviam sobrado de um sarau de poesia que havia feito no Penha Shopping durante o ano, algunas meses antes e fui...

Quando cheguei lá no Santuário da Penha conversei com um dos produtores do programa mais Você e ele disse que se tivesse chegado um pouco antes eu poderia ler a minha poesia, mas como já estava no fim do programa, eu não poderia me apresentar mais. E eu ia falar uma poesia minha, a Rosas e Armasapenas...

Rosas são lindas,                     (Rosas e Armas)
Armas são fogo.
Rosas exalam,
Armas atiram.
Rosas dão cores,                    (Dennys Andrade)
Armas ás tiram.
Rosas podem ser armas,
Armas nunca poderão ser rosas... 

Eu tinha ido apenas para falar a minha poesia, mas, por um acaso, eu havia levado umas Sopinhas de Versos que haviam sobrado de um outro sarau - como já exposto - então, durante o percurso de volta para a casa comecei a oferecer e a distribuir as Sopinhas de Versos - de João do Rio - para as pessoas do bairro da Penha...

Isso aconteceu de manhã, e durante a tarde uma das pessoas que aceitaram a Sopinha de Versos oferecida me deu os parabens pela iniciativa dizendo: "Nós estamos precisando disso" e ainda completou "A poesia está morta na Penha!", o que eu não concordei, mas de qualquer forma, agradeci.


Isso foi na terça e na sexta-feira seguinte voltei no Carlão e fiz de novo o sarau, homenageando novamente o João do Rio, só que dessa vez o sarau tinham o objetivo de dar uma resposta poética à violência do Rio...

Foi pior ainda! Na semana anterior tinha eu, o Carlão e o Magalhães para fazer o rodízio. Dessa vez só tinha eu e o Carlão.

_ Ficamos nos revesando na leitura, em voz alta, das Sopinhas de Versos!


No fim disse a ele que só voltaria na primeira sexta-feira do mês seguinte...


Na primeira sexta-feira do mês de janeiro de 2011 voltei lá, com poesias de Vinícius de Moraes, e novamente ficamos nos revezando na leitura das poesias. No meio do sarau chegou o Francisco Olivá, outro livreiro da Carioca para ler as Sopinhas de Versos conosco...


No mês seguinte, na primeira sexta-feira de fevereiro, no dia 4 do mês, voltei lá, no mesmo horário - ao meio-dia-e-meia - e o Carlão me avisou que tinha uma reporter querendo falar comigo... 

Comçemos o sarau, eu, o Carlão e o Oswaldo, que é um poeta amigo meu que conheci no bairro do Rio Cumprido, que eu havia convidado.



A reporter da TV Câmara chegou e os livreiros do local, que eu sempre chamava mas ninguém se animava em participar, resolveram participar! O Olivá gostava, mas dizia que tinha que ficar na banca atendendo as pessoas.


Quando a reporter chegou todos os livreiros quiseram participar! 
_ Foi legal!!!


A reporter começou entrevistando o Carlão, entrevistou também o Fracisco e o Oswaldo. No começo do sarau ela havia me perguntado qual a mina profissão, e eu respondi: jornalista.


_ Ela não quis mais me entrevistar mais!!!!!!


Quando o sarau acabou, então, eu apenas recolhi as Sopinhas de Versos, que o pessoal não gosta de levar para casa, guardei a cesta que utiliso para colocar as Sopinhas de Versos no sarau e fui embora.


Quando eu saí ouvi a reporter perguntando:


_ Cadê a cestinha?


E fui embora!!!

Pensei: "Quando a reporter voltar para a redação vai levar um esporro.", mas como o Carlão me gritou, resolvi voltar e aí sim, dei a entrevista à Rio TV Câmara, que na edição da matéria foi a primeira a ser veiculada! 


A reporter não tinha me dado muita importãncia no início, só porque eu disse que era josnalista, mas afinal de contas, se eu não desse a entrevista, a matéria estaria incompleta... E como eu queria mesmo dar esta entrevista, resolvi voltar quando o Carlão me chamou.

Antes disso eu estava decidido a não dar entrevista à ela, só pela impáfia dela comigo no início do sarau...


Pelo sim e pelo não, foi a partir de fevereiro de 2011, que homenageou o poeta Fernando Pessoa, que o sarau passou a existir enquanto movimento do Rio de Janeiro - antes era apenas um movimento de bairro.


Dennys Andrade

































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog