Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Sociologia da Sociedade

Marx e Dukheim discutem a Sciedade de forma diferente, apesar a sociedade ser a mesma, ou seja, uma sociedade capitalista!!!

Marx defende que a ordem social é criada a partir de cima para baixo, afirmando que posição gera poder e que este poder é que cria os instrumentos utilizados para criar a ordem social, que tem o intuito de preservar privilégios a uma minoria, e diz também que este poder gera o controle sobre a cultura: ideia, valores e regras de um povo...

Segundo o autor Joel M. Charon no livro "Sociologia" os pensadores citados "são muito diferentes, ambos reconhecendo a importância da estrutura social e da cultura para a ordem social. Para Durkheinm, a estrutura social a estrutura social divide as pessoas em posições interdependentes ; para marx, a estrutura social apoia uma minoria para que, de suas posições superiores, controle e oprima a maioria."

Bem, a Revolução dos Versos se apoia no pensamento de Joel M. Charon, que diz ainda que "Durkheim  ressalta que a cultura nos torna semelhantes fornecendo ideias, valores e normas que somos somos levados a aceitar e pelos quais controlamos nossas ações. Marx vê a cultura como um modo importante pelo qual aqueles que controlam a sociedade, em especial os que trabalham para defeder a estrutura social como ela é, conseguem moldar as concepções mais importantes das pessoas".

A Revolução dos Versos altera este padrão descrito por Marx!

Segundo Marx a revolução proletária se dará quando este detiver os meios de produção... Atualmente, na perpectiva econômica brasleira, em que grande parcela da população saiu da classe baixa e entrou na classe media, em que todos tem e detêm computador com acesso a internet.

Seia esta a revolução proletária de que marx falou? Talvez seja por isso que a visão marxista dos anos 80 e 90 do século XX falhou...

Segundo Charon "a cultura tambémgera ordem, facilitando às pessoas comunicar-s, entender-se e cooperar umas com as outras" - e é isso que é a Revolução defendida por este blogs, pois, segundo Durkheim instituições sociais são padrões sociais - fatos sociais -, ou seja, são entidades reia su que controlam as pessoas a aprtir "de fora" e que se tronam inetrligadas por meio da socialização.

Durkheim considera as instituições religiosas e educacionais especiais - onde até se poderiam inserir as ONG's - como formadoras de indivíduos capazes de se autocontrolar. Já marx pensava que todas as instituições tinham a mesma função que a Cultura tem, que é a de proteger os ricos e poderosos menos prezando a maior parte da população. Segundo o pensamendo marxista: "As instituições são o instrumento da classe dominante; o indivúduo é socializado e dirigido por ela".

As Sopinhas de Versos procuram disceminar, cada vez mais, os pensamentos dos autores, fazenbdo assim com que estes pensamenos - pois uma sopinha é sempre diferente da outra - ao circular pela cidade do Rio de janeiro (prioritariamente) modifique também as pessoas que as leem. Modifiquem as pessoas que as aceitam na rua: gerando assim uma reflexão geral porque n9nguem espera ganhar poesia na rua, ainda mais de graça!

Como as Sopinhas de Versos são distribuidas gratuitamente, e que provocam reações nas pessoas - de gentileza, cordialidade e agradecimento - elas se faem em uma revolução, e é por isso que as Sopinhas de Versos são o instrumento da Revolução dos Versos , é por isso que ela provoca uma mudança de postura nas pessoas que as leem e é essa mudança de postura que provoca, ou ocasiona a revolução, que é uma mudança de atitude em relação à liguagem poética, que é o único estilo literário que não é prestigado pelas garndes Editoras do país.

Nunca me baseei no pensamento marxsta para começar a distribuição das Sopinhas de Versos pelo Rio de Janeiro, mas a iniciativa acaba se enquadrando no marxismo, apesar se se basear mais no pensamento durkheiniano.

Essa não é uma revolução como a Revolução Egípcia, mas é uma revolução tão duradoura quanto...

Esta é uma revolução de pensaento!
  

  


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog