por: Viviane Oliveira
10/03/2010
Otavio JR é promotor de leitura |
“A nossa intenção era que as imagens ficassem expostas até 15 de março, mas devido ao sucesso estamos pensando em ampliar essa data”.
Durante os dias 3, 4 e 5 de março, o espaço recebeu a biblioteca infantil itinerante “Ler é 10. Leia favela” que já percorreu diversas comunidades da Penha e Alemão e já atendeu cerca de sete mil crianças. O projeto existe há quatro anos e foi idealizado pelo promotor de leitura e morador do Complexo do Alemão Otávio JR.
“É a biblioteca que vai até às crianças e não o contrário. O nosso maior objetivo é democratizar o acesso ao livro e formar novo leitores”.
Para isso, Otávio leva leitura em quadrinho, poesia, criação de livretos e contação de histórias. Tudo de forma dinâmica e teatral. Todo material utilizado é portátil o que facilita a locomoção e permite que qualquer espaço se torne uma biblioteca.
São Beto: heróis que democratizam a leitura |
São Beto foi convidado pelo amigo e poeta Dennys Andrade, 27 anos, morador do IAPI da Penha para participar do sarau. Dennys conta que, desde a adolescência, tem interesse pelas letras e que a organização dos encontros poéticos faz parte de sua rotina há algum tempo. No final de 2009, por exemplo, ele criou o movimento “A revolução dos versos”.
“Meu objetivo é unir representantes de sarais de toda a cidade. Quero fazer um trabalho de cooptação dessas cabeças pensantes para discutir os novos rumos da poesia contemporânea”.
O movimento pretende também organizar mais promoções de leitura para jovens, adultos e crianças. “Não é preciso formação acadêmica para fazer poesia. A única exigência é o dom”, declara Dennys.
Para incentivar o desejo pelas letras e versos os organizadores do Penha Shopping pretendem inaugurar um espaço de leitura dentro do centro comercial. O acervo já conta com alguns livros conseguidos por meio de doações.
“Caso as pessoas ou até mesmo editoras queiram repassar livros em bom estado de conservação será bem vindo”, diz Luiz Sá, produtor cultural e diretor de Marketing do shopping.
Ele diz que a ideia é tornar o espaço um circuito cultural para que moradores das comunidades do bairro tenham acesso sem ter que pagar caro por isso. No local, além da exposição “Moro na Favela”, será apresentada, gratuitamente, no próximo dia 13, às 14h, a peça “A viagem da Vila Cruzeiro à Canaã de Ipanema numa página de Orkut”.
“O espetáculo é organizado pela Companhia “Teatro da Laje”, que foi criada há sete anos pelo professor de artes cênicas Veríssimo Júnior. O elenco principal da peça é formado por 10 atores, todos moradores da comunidade.
Ganhadores do prêmio “Cultura Viva”, em 2006, oferecido pelo Ministério da Cultura, esse já é o terceiro espetáculo produzido pelo grupo que tem como diferencial a valorização e a universalidade da cultura local.
Para Veríssimo, a pesquisa de linguagem feita para as produções ajudam na identificação da comunidade. “Outro ponto importante é o estímulo à improvisação. As coisas vão surgindo de dentro pra fora e não o contrário, mas também procuramos estabelecer pontes para não cair no isolamento”, diz.
Verissimo é o diretor do Teatro da Laje |
Mas as atividades culturais do bairro da Penha não param por ai. Jovens músicos da região também tem espaço para mostrar seu trabalho no local. Os integrantes da banda “Bewdan” que o digam. Em um de seus passeios pelo shopping foram abordados pelo produtor Luiz Sá que estava em busca de uma banda local para shows no local.
Esse convite se deu por conta de mais um projeto cultural: o “Identidade Jovem”. Idealizado por Luiz, tem como foco principal jovens de comunidades que tenham interesse em música, teatro ou moda.
“A nossa pretensão é agregar mais jovens. Não importa a veia artística, acreditando no seu talento pode nos procurar”, brinca.
Bewdam se apresenta pela quinta vez |
“Agora faço um curso para aperfeiçoar e estou adorando. Já estamos na nossa quinta apresentação no espaço e fomos convidados para fazer um circuito pelas lonas culturais”.
Outra atividade oferecida pelo projeto é o curso de modelo. As aulas recomeçam, a partir do dia 13, com uma novidade: além da turma jovem (crianças a partir de cinco anos de idade)serão abertas as inscrições para a terceira idade. Para mais informações é só ligar para (21) 3887-0226 ou ir diretamente ao Penha Shopping localizado na Av. Braz de Pina, 150, Penha, no horário das 9h às 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog