Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Revolução X Mudança Social

As Sopinhas de Versos são uma institução social brasileira, e as isntituições sociais são padrões sociais! De acordo com o pensamento de Durkheim, as instituições são fatos sociais.

- As Sopinhas de Versos são um fato!

Elas são "entidades reais que controlam o indivíduo a partir 'de fora' mas que também se tornam internalizadas por meio da socialização. Para o pensador as instituiçoes religiosas e educacionais especiais são formadoras de seres humanos capazes de se autocontrolar.  

Assim sendo, as Sopinhas de Versos, que são detentoras de um "potencial educacional", também são instrumentos que ensinam os indivíduos a se autocontrolarem.

Segundo Marx, "todas as instituições tinham a mesma função que a cultura tem: proteger os ricos e poderosos. As instituições são os instrumentos da classe dominante; o indivíduo é socializado e dirigido por elas".

Talvez seja por isso que o marxismo falhou no século XXI: "o fim da ex-União Soviética deveu-se em parte ao fato de as velhas instituições obsolutamente não funcionarem. As instituições econômicas e políticas não eram unidas em uma única sociedade - 'as Forças Armadas oneravam o povo em demasia'".

Segundo Joel M. Charon "a função das instituições é socializar as pessoas na organização". Neste contexo:

"Socialização é o processo pelo qual o indivíduo é ensinado a conhecer a sociedade e aprender a cultura e nos situar em nossas posições: o papel que ele (indivíduo) desempenha nela (Sociedade).

A "espontaneidade", segundo Charon, emerge da socialização, e é a socialização o quarto alicerce da ordem social abordado por ele; que a organização social cria nossos desejos, nos dá cultura e nos situa em nossas posições".

A Revolução dos Versos, então, emerge da "espontaneidade", que se emerge da socialização; da interação proporcionada pelo contato das Sopinhas de Versos: e é por isso que ela é o instrumento dessa "mudança social", dessa alteração de perspectiva  de conceito sobre a poesia.

A Sociedade é Globalizada, e permeada pela internet. Os textos sociais precisam ser suscintos, como as Sopinhas de Versos são: a informação precisa ser disposta em textos curtos - em trechos de poesia - e é assim que esta Revolução atinge e atingirá ainda mais a população, fazendo-se uma alternativa possível à alienação.

- A socialização ensina que a Sociedade somos nós!

Dennys Andrade   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog