Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Institucionalização e Desinstitucionalização

A Revolução dos Versos segue o conceito de Institucionalização de Joel M. Charon (Sociologia 2001):

Muitas vezes é difícil concluir que um padrão de comportamento é de fato uma instituição, em virtude da natureza mutável da sociedade. As instituições estabelecidas há muito tempo na sociedade já não aparecem, para a maioria de nós, o único modo aceitável de fazer as coisas; alternativas saltam à vista, e a mídia divulga. Em algumas áreas, como a família, estamos vivenciando a "desinstituição" a tal ponto que existem escolhas a serem feitas pelo indivíduo a cada passo, em vez de um caminho estabelecido para todos seguirem.

Os termos institucionalização e desinstitucionalização são úteis para indicar os padrões em desenvolvimento na sociedade. Quando um padrão se torna amplamente aceito, é visto como moralmente correto e considerado importante para a sociedade e os indivíduos, dizemos que ele está se tornando institucionalizado ou que está se tornando uma instituição. Quando ele deixa de ser importante ou dominante ou ainda a única alternativa, outro padrão o substitui ou essa área da vida se trona desinstitucionalizada. A desinstitucionalização pode ser benéfica. Aumenta as opções e alternativas de cada pessoa na tomada de decisões a respeito do que ela faz. 


Infelismente, também pode causar problemas, com maior tensão em razão da menor certeza quanto ao que fazer, e pode significar menos concordância e cooperação entre as pessoas da sociedade. A deisnstitucionaliszação, como tudo o mais na organização social, é uma questão complexa, com benefícios e custos.

RESUMO: As pessoas interagem. Como o tempo, desenvolvem padrões sociais. Inavitavelmente, surgem a estrutura social e a cultura. também com o tempo surgem instituições. A estrutura social nos posiciona e nos confere papel, identidade, perspectiva, poder, privilégios e prestígio. A cultura nos diz em que acreditar; ela nos dá nossas verdades, valores, objetivos e normas. s instituições sociais nos dizem como as coisas são feitas na sociedade: são as trilhas amplamente aceitas, legítimas, históricas e importantes que a sociedade desenvolveu para lidar com seus problemas.

Visto isto, pode-se afirmar que as Sopinhas de Versos já se tornaram um padrão - uma Instituição Social -, que quando não chega às pessoas que já usufruiram do artifício poético, reclamam. 

Reclamam e requisitam - exigem - as Sopinhas de Versos, pois setem falta da interação poética proporcionada pelas Sopinhas - esta é a Revolução dos Versos!!!

Segundo Joel M. Charon, "a cultura brasileira foi criada por homens, os brancos e ricos, em grande medida. Em vez de funcionarem equitativamente para toda a sociedade, as instituições e a cultura devem ser vistas como funcionando para alguns à custa de outros. na perspectiva do conflito, cultura e instituições estão imersas na estrutura social.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog