No dia 12 de agosto (sexta-feira) fiz novamente o Sarau da Carioca na banca de livros do Francisco Olivá!!!
Bem, ficamos lendo as Sopinhas de Versos um para o outro enquanto as pessoas passavam. Algumas olhavam, se interessavam, mas não se arriscavam a retirar uma sopinha...
Como sempre eu distribui as sopinhas para as pessoas que estavam olhando, ai então, algumas pessoa liam, ou se recusavam a receber as sopinhas. Teve uma que perguntou para uma outra que também tinha ganhado uma sopinha:
_ E agora? Eu leio para você e você lê para mim... (que é o que eu e o Francisco Olivá estavámos fazendo na verdade)
Teve uma mulher que eu dei a sopinha para ela, e ela já estava assistindo-nos, a mim e ao Francisco, declamar um para o outro, então, por livre e espontânea vontade ela começou a ler o versos que ela retirou - do Shakespeare - em voz alta... Foram homenageados Shakespeare, Ferreira Gular, Olavo Bilac e carlos Drummond de Andrade!
_ Apensar da resist~encia de algumas pessoas, o objetivo foi alcançado!!!!!!!!!!!!
Durante a pequena distribuição de Sopinhas de Versos que fiz na Carioca, sempre fazia a sugestão: "Se você se sentir à vontade, pode ler em voz alta".
A maioria das pessoas se recusou a ler em voz alta e me ofereciam as sopinhas de volta, e então, eu dizia: "Agora ela é sua":
_ É minha?
Respondia que sim e, então a pessoa guardava no bolso. Teve apenas um senhor que se recusou a ganhar a sopinha, mesmo eu dizendo que "agora a sopinha era dele" e que "era de graça". Ele me devolveu e eu dei para uma outra pessoa que estava passando no Largo da Carioca no momento...
Teve até um músico, com o nome de Carlos, que resolveu participar do sarau lendo uma sopinha em voz alta e depois me perguntou se eu fazia "isso" sempre.
Respondi que não: disse que o sarau era feito só na primeira sexta-feira do mês. Disse ainda que "hoje (dia 12 de agosto) é a segunda sexta-feira do mês, mas hoje era um extra, em homenagem ao Criança Esperança..."
Relatei a ele que eu "já havia feito um sarau na sexta-feira aterior, que foi a primeira sexta-feira do mês, e que hoje era um extra, e que assim eu estava conseguindo fazer três fins de semanas de manifestações culturais no Rio de Janeiro, porque na sexta-feira passada eu já tinha feito um; hoje eu estava fazendo outro sarau com as Sopinhas de Versos e que no dia 20, sábado que vem seria o dia do Criança Esperança."
Ele me parabenizou pela iniciativa. Um outro cara da banda dele chegou, e eu ofereci a sopina para ele, mas este se recusou a pegá-la. Ele ainda disse: "Pega uma, lê ai...", mas o outro integrante da banda não quis participar do sarau.
Depois fui para a banca do Carlão e encerramos o sarau lá. A banca de livros do Olivá fica em frente à entrada do Metrô (pela Rio Branco) e a do Carlão é a que fica na extremidade oposta ( a mais próxima da Rio Branco).
Ainda teve uns garotos, que estavam na bnca do Carlão, que participaram do sarau lendo algumas sopinhas, que disseram que iam divulgar a iniciativa na escola...
_ Legal!!!
Dennys Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog