Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Batalhão da Leitura!!!

Olha o que saiu no Por Dentro do Globo do dia 19 de agosto de 2011...

(transcrição)

Inspirado nos agentes de saúde da família, o Ministério da Cultura pretende lançar um batalhã de mais de 3 mil "agentes de leitura" pelo país.

[Quando o projeto é bom se espalha logo!!!!!]

O programa, também intitulado Agentes de Leitura, começou a ser implementado em São Paulo, e o trabalho dos jovens agentes é percorrer os bairros pobres da periferia, com muitos livros a tiracolo, apresentando o prazer da leitura para crianças e adultos dentro de suas próprias casas.

Durante três dias, os repórteres Gilberto Scofield Jr e Márcia Abos e os fotógrafos Michel Filho e Eliária Andrade acompanharam de perto o trabalho destes jovens, observando as atividades de formação, suas visitas às casa de famílias e a atuação em curso de lfabetização de adultos. A reprotagemganhou a capa do Prosa&Verso deste sábado (dia 20/11).

- Nunca tinha visto algo assim. Numa das atividades de formação, o escritor Ilan Brenman mostrou aos jovens agentes como você pode despertar o interesse de uma pessoa pelo livro. A coisa mais legal que ele disse é que a classe social de seus ouvintes não determina a escolha dos livros. Não há discriminação, ou seja, não se conta uma história mais "fácil" porque o ouvinte é da periferia - diz Márcia, confessando que jamais esquecerá a alegria dos agentes que ganharam livros num sorteio.

- Era como se tivessem ganhado na loteria. 

A reportagem conta as histórias de superação dos agentes - que normalmente trabalham em suas próprias comunidades e enfrentam problemas comuns a elas (um dos locais, a equipe do GLOBO foi abordada por um "olheiro" do tráfico de drogas que queria saber o que estavam fazendo lá) - e das pessoas que tiveram a vida modificada pelo simples fato de ler um livro. Um prazer que ainda está distante de ser uma realidade acessível para todos os brasileiros.

- A proposta é interessante e inpiradora. mas para que dê certo é preciso que ela tenha continuidade e que estes novos leitores tenham acesso a livros - observa Scofield

[Legal! É a proposta da Sopinha de Versos se espalhando cada vez mais pelo Brasil á fora... A diferença é que são livros, mas a proposta é a mesma.]

- Levar Cultura a quem precisa de Cultura!

{A arte não é de quem faz, mas sim de quem precisa dela _ Silviane Neno}

Dennys Andrade
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog