"Palavra puxa palavra, uma idéia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução."(Machado de Assis) Acesse também www.noticiarte.com.br - estamos de volta!!!!
Total de visualizações de página
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Sopoesia
Viva a Sopoesia.
A Revolução dos Versos está se expandindo. Ela já está em Portugal, com certeza. Como? Através do You Tube
( http://www.youtube.com/results?search_query=sopinhadeversos&aq=f ). Eu faço a leitura das Sopinhas de Versos - a Sopoesia - na internet. O objetivo era alcançar outros estados brasileiros, mas está alcançando até outros paises.
Pois bem, as Sopinhas de Versos - o instrumento desta revolução literária - ganhou até um apelido que é Sopoesia. O apelidinho carinhoso surgiu durante uma conversa com o José Sepulveda, que o criador ou um dos criadores do grupo lusitano de poetas, o Poetas Poveiros (http://www.poetaspoveiros.blogspot.com/).
Foi explicando a ele como tinha sido o sarau do dia 4 de novembro no Centro do Rio, que aliás foram dois. Um no Largo da Carioca e o outro na Cinelândia - foi legal!
Pelos vídeos se percebe que realmente as Sopinhas de Versos resultam, ou ocasionam, uma alteração no cotidiano corrido do Rio de Janeiro.
_ É uma ruptura!!!
Segundo um dos meus professores na faculdade, o André Felipe de Lima, isso é a alteridade... A alteridade é que causa a ruptura de uma revolução. Foi assim em todas as revoluções mundo à fora; na francesa, na russa... Na Primavera Árabe e também aqui no Brasil, com os movimentos do Facebook, por exemplo.
A ruptura das Sopinhas de Versos se deu em dezembro de 2010, e o próximo sarau, que será realizado no dia 2 de dezembro de 2011 - a primeira sexta-feira do mês - provavelmente será o último.
Pode a vir a ser a última vez por inanição mesmo! O projeto não tem patrocinadores... É uma coisa feita estritamnete por prazer, mas mesmo assim, precisa de algum patrocinador, se não esta fadado a acabar.
Porém, o viés literário, do Rio de Janeiro e de todo o Brasil também, já foi alterado.
Está alterado!
Em dezembro de 2011 o Sarau da Carioca completa um ano de vigência, de constância, de vivência e de convivência com a Sociedade, que sempre menospresou a poesia, e que agora, esta situação se alterou...
_ As pessoas nas ruas clamam por poesia!
Talvez o sarau acabe, mas acabará com consciência de que foi ele o responsável pela "volta da poesia como manifestação cultural da população". A poesia, agora, é citada até em programas de TV, e não são poucos...
Viva a Revolução dos Versos.
Participe dela também...
faça uma poesia.
Transforme a sua vida em Sopoesia!!!
Dennys Andrade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog