Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sopoesia



Viva a Sopoesia.

                            A Revolução dos Versos está se expandindo. Ela já está em Portugal, com certeza. Como? Através do You Tube 
( http://www.youtube.com/results?search_query=sopinhadeversos&aq=f  ). Eu faço a leitura das Sopinhas de Versos - a Sopoesia - na internet. O objetivo era alcançar outros estados brasileiros, mas está alcançando até outros paises.

Pois bem, as Sopinhas de Versos - o instrumento desta revolução literária - ganhou até um apelido que é Sopoesia. O apelidinho carinhoso surgiu durante uma conversa com o José Sepulveda, que o criador ou um dos criadores do grupo lusitano de poetas, o Poetas Poveiros (http://www.poetaspoveiros.blogspot.com/). 

Foi explicando a ele como tinha sido o sarau do dia 4 de novembro no Centro do Rio, que aliás foram dois. Um no Largo da Carioca e o outro na Cinelândia - foi legal!

Pelos vídeos se percebe que realmente as Sopinhas de Versos resultam, ou ocasionam, uma alteração no cotidiano corrido do Rio de Janeiro.

_ É uma ruptura!!!

Segundo um dos meus professores na faculdade, o André Felipe de Lima, isso é a alteridade... A alteridade é que causa a ruptura de uma revolução. Foi assim em todas as revoluções mundo à fora; na francesa, na russa... Na Primavera Árabe e também aqui no Brasil, com os movimentos do Facebook, por exemplo.

A ruptura das Sopinhas de Versos se deu em dezembro de 2010, e o próximo sarau, que será realizado no dia 2 de dezembro de 2011 - a primeira sexta-feira do mês - provavelmente será o último.

Pode a vir a ser a última vez por inanição mesmo! O projeto não tem patrocinadores... É uma coisa feita estritamnete por prazer, mas mesmo assim, precisa de algum patrocinador, se não esta fadado a acabar.

Porém, o viés literário, do Rio de Janeiro e de todo o Brasil também, já foi alterado. 

                                        Está alterado!

Em dezembro de 2011 o Sarau da Carioca completa um ano de vigência, de constância, de vivência e de convivência com a Sociedade, que sempre menospresou a poesia, e que agora, esta situação se alterou...

_ As pessoas nas ruas clamam por poesia!

Talvez o sarau acabe, mas acabará com consciência de que foi ele o responsável pela "volta da poesia como manifestação cultural da população". A poesia, agora, é citada até em programas de TV, e não são poucos...

                        Viva a Revolução dos Versos.

Participe dela também...

                                 faça uma poesia.


                                              Transforme a sua vida em Sopoesia!!!


Dennys Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog