Total de visualizações de página

sábado, 19 de novembro de 2011

Fazendo Arte: Uma Semana Cultural

Esta semana tive o prazer de participar de um ciclo de palestras na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) da Praia Vermelha, que foi o "Fazendo Arte - Desafios na Gestão Cultural" (http://www.fazendoarte.ufrj.br/), que e início pensei que fosse um evento que se realiza-se anualmente ou de 6 em 6 meses.

O evento foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2011, e fui em todos os dias... Os palestrantes eram pessoas de alto gabarito, e todos muito motivados com a realização do evento, que no último dia descobr que era a primeira vez que a "Semana de Gestão Cultural" se realizava na Praia Vermelha, e que foi uma coisa organizada não por um núcleo de docentes específicos, como Ciências Sociais, Administração, ou qualquer outra disciplida de forma isolada, mas foi propicada pela convergência de ideias, de saberes...

O evento foi organizado por pessoas, alunos e profissionais, de Belas Artes, Comunicação, História da Are e outras disciplinas, que ao agregarem esforços obtiveram como resultado toda a Semana Cutural em si.

Logo na primeira palestra da Semana Cultural, teve como espectadores não apenas alunos, mas jornalistas, psicólogos, e outros profissionais diversos, os palestrantes Claudio D'Ipólito e Paulo Reis lnçaram o conceito de "Mulatice"; que foi definido como o multiculturalismo brasileiro, ou melhor dizendo: "o geitinho brasileiro". Por exemplo: O avião foi inventado por Santos Dumont, que se utilizou dos conhecimentos dos Irmão Wright, que segundo a Wikipedia "


   
O vôo do Flyer 1 é reconhecido na maioria dos países do mundo e pela Fédération Aéronautique Internationale como o primeiro de um aparelho voador controlado, mais pesado que o ar", porém,
"apesar do reconhecimento há polêmicas quanto a ser o vôo do Flyer 1 ser o primeiro controlado, principalmente em vista de outros engenhos, anteriores a ele - também foram controlados - não autopropelidos: a aeronave não se elevou ao ar por meios próprios, mas catapultado mecanicamente. Foi  com auxílio de equipamento de lançamento. O mesmo voo foi efetuado em condições de limitação do percurso, com a distância de vôo só alcançada em conformidade com a potência de lançamento da máquina auxiliar. O vôo não ocorreu na presença de testemunhas, não caracterizando portanto um evento com credibilidade pública, ao contrário do vôo do 14-Bis brasileiro"

À isso, essa capacidade de inventar, de inovar com base em algo já existente é que se deu o nome de "Mulatice", onde foi definido que todos ali eram mulatos pela simples condição de ser brasileiro, que é um povo formado de pessoas provenientes de vários países, não só de Portugal, como da África, Holanda,  dos países do Oriente Médio dentre outros no mundo.

Foi definido também que inovação, na Era do Conhecimento, assim como em todas as outras eras existentes, era produto do cérebro, da reflexão humana e não do Sociotécnico , e não da tecnologia pura e simples, e que para a inovação acontecer é preciso ter um capital de risco, que ao término do ciclo de palestras - da Semana Cultural -, pode ser definido como entusiasmo e motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog