Poesia é o instrumento da Revolução dos Versos...
Numa visão abrangente poesia é a vida. É o acordar, o piscar de olhos, o esovar os dentes, o tomar o café.
Uma definição de poesia:
"Como as plantas que arrasta a correnteza, a valsa nos levou nos giros seus e amamos juntos" (Castro Alves, trecho, O "Adeus de Tereza).
_ A poesia é a iniciatia de fazer alguma coisa! É uma atiude!!!
Até para se ir para as ruas para levantar vassouras à esmo precisa de poesia. Alíás, o movimento das vassouras na praia foi motivado por poesia!
Poesia é reação! Poesia é solução de uma situação...
Poesia pode ser até mesmo o motivo de uma bebedeira, pois, até para se tomar um porre é preciso de poesia. É impossível ser bêbado sem o mínimo de poesia, que o motiva à bebedeira, que é o motivo do porre!
Fumar um cigarro, acenter um charruto: tudo isso é poesia...
Nada é possível sem poesia!
A primeira manifestação artística da Humanidade foi a Música, que foi documentada por Platão na Teoria das Espirais... Segundo Platão em cima de cada planeta do universos existe uma espiral e em cima dessa espiral tem uma sereia que emite uma nota só e de acordo com a posição de cada uma é que se cria a melodia.
Platão demostrou a teoria com uma ripa de madeira e um fio rígido esticado em cima dela, e de acordo com a posição em que se pressionavam o fio era emitido um som diferente, e assim ele criou a primeira Teoria Musical da Humanidade, mas até para ele pensar isso foi preciso de poesia...
Poesia é o pensamento lógico - "Penso logo existo."
Todo aluno de faculdade que tem que pensar em uma Monografia é poeta também!
O problema é a ideologia, que desvirtua o pensamento... Foi por isso que o Maiakovisk - poeta que viveu no Estado nazista -, se viu tão oprimido por Hitler, escreveu a poesia "O Balaço" e deu um tiro na cabeça.
A ideologia aprisiona; qualquer ideologia... Seja para o bem ou para o mau! Se a ideologia for política é pior ainda!!!!!
Por isso defendo um movimento poético-social... A única ideologia possível é a da Expressão Cultural.
É impressionante como as pessoas nas ruas estão carentes de poesia, que quando recebem uma Sopinha de Versos gratuita, em primeiro lugar estranham, e depois de consumi-las - degustá-las - se sentem tão agradecidas com a mensagem das poesias que muitos querem me pagar, mas eu não aceito dinheiro algum...
É isso que está ocasionando a volta da poesia no Rio de Janeiro!!!
É a Revlução dos Versos aflorando...
Dennys Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog