Total de visualizações de página

sábado, 5 de novembro de 2011

Mobilização nas ruas

O povo se encontra "érdido", mas sabe que alguma ciosa está errada...                 [érdido: Sem saber o que fazer, para onde ir]

Ontem estive na mobilização Ocupa Rio na Cinelândia. Foi terminar o Sarau da Carioca e eu fui para lá. Pelo que pude perceber o movimento é colaboracionista sim, mas é um colaboracionismo que existe entre os acampados do local.

Quando eu cheguei lá pedi para falar com um representante e já fui recebendo a resposta de que não havia representantes, pois não havia lideranças. Argumentei que "mesmo no caus existe uma ordem" e perguntei qual o objetivo da ocupação. Disse que se era um movimento colaboracionista. era colaboracionista à quê? (...) É colaboracionista ao Ocupy Wall Street?(...)
Disse que havia conversado com uma ex-professora minha e ela era disse que esse era um ovimento contra o Capital Financeiro, e perguntei - seria isso?

Recebo a resposta de que "pode ser", que na verdade cada um dos acampados têm um objetivo diferente.

Conversei com um estudante de Sociologia e outro de Belas Artes, e quando perguntei se o movimento tinha alguma coisa haver com a mobilização de São Paulo que estavam se manifestando para retirar a polícia do campus, recebi a resposta de forma seca: "Lugar de polícia não é na universidade!"

Quando perguntei se a manifestação se baseava em alguma ideologia, como o marxismo, pois o movimento tinha até uma biblioteca formada através de doações, me responderam que não.

O estudante de Sociologia disse que estavam ali para se manifestar - para se posicionar - contra o Sistema Capitalista. Perguntei se tinha algum viés Socialista e disseram que não!

Afirmei que o que estava acontecendo era na verdade era a realização do ideal proletário, onde todos se ajudam, onde não há lideranças definidas, em fim... Percebi que todos estavam insafisfeitos com o sistema, e que não era o sistema da democracia,  mas sim o sitema econômico.

Ninguém sabe ao certo o que quer, mas todos querem a mudança...
               ... uma alteração do status quo de tudo.

Essa mudança é a Revolução dos Versos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog