Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Mobilização Cultural

Segundo Ana de Hollanda - Ministério da Cultura - em artigo publicado no Globo do dia 4 de novembro "chegou o momento de promover uma virada decisiva em nossa agenda cultural. Debate oportuno, sobretudo, porque celebramos neste 5 de novembro o Dia Nacional da Cultura. Momento de consolidar conquistas anteriores. mas principalmente ir lém disso, para encarar um desafio urgente. O desafio de dar sustentabilidade à alta criatividade brasileira."

É, hoje é o dia!  Como será o amanhã? Depende simplesmente do que se fizer hoje...

Hoje é o dia do Sarau da Carioca, que é um movimento poético do Rio de Janeiro, que visa divulgar a poesia como manifestação cultural da população, e para isso utiliza as Sopinhas de Versos.

As Sopinhas de Versos são o instrumento da Revolução dos Versos, revolução esta que se tornou tão urgente que até a ministra da Cultura a reivindica, mas como esta revolução é uma revolução de poesia, que está surgindo de baixo para cima, e que vem se exercendo desde dezembro de 2010 no Rio de Janeiro continuamente, e como a poesia não recebe a atenção devida, os politicos se encontram perdidos...

A poesia está de volta à tona!!! Todos sabem, mas ninguém se mobiliza. Então, como poeta, faço a minha parte, que é a distribuição de Sopinhas de Versos para as pessoas nas ruas gratuitamente... 

... e assim a revolução acontece!

A prova de que ela está acontecendo é que a representante do MInistério da Cultura diz: "Todas as nossas ações, de agora em diante, devem convergir nesta direção."

Ningué percebeu ainda que o que o povo clama nas ruas é a volta da POESIA.

Aliás, é esse cotidiano poético pelo qual o Brasil está atravessando é que possibilitou a organização do Facebook... Cotidiano poético sim! Alguns clamam por democracia, outros clamam por derrubar certos ministros, assim como clamam também por outras coisas. Cada um tem sua reinvidicação... todas tem suas razões!

Só que o mais importante é que isso representa o retorno da poesia como manifestação de massa,  da população, e uma vez desencadeada está revolução não tem mais com pará-la.

A Sopinha de Versos é a mudança que vem de baixo, que o Mliton Santos fala no filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog