Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Resguardo...

Ontem estava eu conversando com um cético que disse que nazismo e fascismo eram doutrinas completamente opostas porque uma era de direita e ou de esquerda... Este cético completamente atordoado ainda disse que ele fez parte de “movimento” (o estudantil, no caso – no Pedro II). Contei a ele que definia tanto o nazismo quanto o fascismo como a mesma coisa e ele me veio com essa história.

Pois bem, ao verificar esta informação verifiquei que os dois movimentos são regimes totalitários de extrema direita. Cada um com sua história, mas que desencadearam o totalitarismo.

Segundo o site www.slideshare.net:

Fascismo:

o                                                “O Fascismo é uma ideologia de extrema direita e baseava-se em algumas ideias tais como: O Imperialismo ; o Nacionalismo ; o Autoritarismo ; o Totalitarismo ; o Culto da Personalidade; o Corporativismo; Ideologia oficial; Militarismo.”

Já o Nazismo...
1.                              
2.                              
o                                                O partido Nazi era um partido de extrema direita ,dirigido por Adolfo Hitler. O Nazismo era muito parecido com o Fascismo Italiano porem era mais extremado tanto na ideologia quanto na ação politica.

Porém os dois eram de extrema direita!

Já o site www.notapositiva.com afirma, em sua conclusão que:

  O "Nazismo" ou o "Nacional-socialismo" designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o "Terceiro Reich". O nazismo é frequentemente associado ao fascismo, embora os nazis dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).
O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, e durante seu governo (1922 – 1943 e 1943 – 1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.
O primeiro surgiu como resultado da perda da Primeira Guerra Mundial, e o segundo também, pois não recebeu as compensações esperadas ou prometidas. A Monarquia Parlamentar, do rei Vitor Emanuel III  da Itália tolerava as crescentes manifestações dos setores populares do país... Como a crise socioeconômica italiana se tornou muito grave a partir do fim da guerra, acarretou no apavoramento das classes médias conservadoras  da burguesia italiana. Tanto Hitler como Mussoline criaram os seus partidos e deram o golpe de Estado.

A alta burguesia italiana e as classes médias conservadoras, mostravam-se apavoradas com a crescente movimentação social dos trabalhadores.

Como o PT se enquadra neste contexto?

O Partido dos Trabalhadores já é um partido de extrema direita... Atravessamos uma crise financeira, que fui o estopim dos dois movimentos citados. A Ditadura Militar brasileira foi motivada por motivos econômicos também, com a construção e a dívida gerada por Brasília. A dívida foi paga, mas e a ideologia? Será que ela anda retumbante pelo ar?

O povo se mobiliza. Espero que não descambe em um novo emdurecimento...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog