Tenho por tarefa árdua ou mania dissecar a obra o autor em trechos; assim penso que o conteúdo pode ser melhor apreendido pelas pesoas, ainda mais agora, que são todas atomizadas pela internet! Gosto de pincelar trechos que são úteis à sociedade!
Segundo a Filosofia Alemã (Marx):
"No primeiro caso, o domínio do do proprietário sobre os não-possuidores pode repousar em relações pessoais, numa espécie de comunidade; no segundo, deverá ter tomado uma forma material, encarna-se um terceiro termo, o dinheiro."
...a contradição entre o instrumento de produção e a propriedade privada é tão somente um seu produto, e ela necessita de se encontrar muito desenvolvida para o poder criar.
(...)
Podemos agora regressar aos produtores "do Conceito" aos teóricos, ideólogos e filósofos, para chegar á conclusão de que os filósofos enquanto tais sempre dominaram a história - ou seja, a um resultado que o própro Hegel já tinha chegado (...) a façanha que consiste em demonstrar que o espírito é soberano na história (o que Stiner chama hierarquia) reduz-se aos três esforços seguintes:
1- É necessário separar as ideias daqueles que, por razões empíricas, dominam enquanto indivíduos materiais e em condições empíricas, desses próprios homens, e reconhecer em seguida que são as ilusões ou as ideias que dominam a história.
2- É necessário ordenar esse domínio das ideias (...) isto conseguesse concebendo como "autodeterminação do conceito". (O fato de estes pensamentos estarem realmente ligados entre si através de sua base empírica torna a coisa possível; por outro lado, compreendidos como pensamentos puros e simples, tornam-se diferenciações de si, distinções produzidas pelo próprio pensamento).
3- Para desvencilhar do seu aspecto místico este "conceito que se determina a si mesmo" , ele é transformado em pessoa - "a Consci~encia de si" - ou, para parecer materialista, é considerado como uma série de pessoas que representam "o Conceito" na história, a saber "os pensadores", os "filósofos" e os ideólogos que são considerados, por sua vez, como fabricantes da história, como "o comitê dos guardiões", como os dominadores. Eliminam-se simultaneamente todos os elementos materiais da história e pode-se tranquilamente dar rédeas solta ao pendor especulativo.
(Marx)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog