Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Impressionante

A Sociedade capitalista é toda baseada no Marxismo, porém não numa leitura integral, mas sim partes do que ele disse em sua obra... Por isso o blog está publicando trechos do autor do Manifesto Comunista. O objetivo desta pincelada em marx é fazer os manifestantes do Rio de janeiro e de todo o Brasil refletirem aida mais sobre a situação do país.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio cabral, em entrevista disse que não é ditador!

Segundo Marx: "O socialismo burguês só atinge sua expressão adequada quando se torna uma simples figura retórica (...) O scialismo da burguesia consiste precisamente na afirmação que os burgueses são burgueses no interesse da classe trabalhadora."

Impressionante a cara de pau do Cabral...

Marx cita a "Filosofia da Miséria, de Prodhon:

"Os burgueses socialistas almejam as condições de vida da sociedade moderna sem as lutas e perigos necessariamente decorrentes. Almejam a sociedade atual, eliminando, porém, os elementos de revolução e de dissolução. Almejam a burguesia sem proletariado. Evidentemente, a burguesia concebe o mundo onde reina como o melhor dos mundos. O socialismo burguês elabora essa representação  consoladora em sistemas mais ou menos completos. Quando exorta o proletariado a realizar esses sistemas para entrar na nova Jerusalém, no fundo exige somente que este se limite à atual sociedade, renunciando às representações odiosas que dela faz."

E, que pode se aplicar inclusive no Brasil atual:

"Uma segunda forma, menos sistemática e mais prática, desse scialismo procurou inspirar à classe operária desdém por todo movimento revolucionário, demonstrando-lhe  que aquilo que lhe pode ser útil não é esta ou aquela mudança política, mas somente uma mudança das condições materiais de vida, das condições econômicas. Mas, por mudança das condições materiais de vida, esse socialismo não entende, de forma alguma, a supressão das relações de produção, portanto, que nada alteram na relação entre capital e trabalho assalariado, mas, no melhor dos casos, reduzem para a burguesia o ônus de sua dominição e simplificam-lhe o orçamento de Estado (...) O socialismo da burguesia consiste precisamente na afirmação que os burgueses são burgueses no interesse da classe trabalhadora."


_ É bom refletir um pouco sobre a sociedade atual porque a classe dominante quer que o povo se manifeste e que tudo fique "como antes no quartel de Abrantes", e que o trabalhador que paga imposto caro continue pagando o imposto caro. Não foi á toa que se doou helicópteros para as Forças Armadas.      




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog