Uma vez li no Globo que se um terreno que foi usado como aterro permanecer como terreno descampado (com vegetação) e não se construir nada em cima dele o metano acumulado no solo vai ser liberado naturalmente para a atmosfera.
Teve outra vez também que vi no Jornal nacional um cara que fazia compostagem em casa e que transformava o lixo orgânico em adubo orgãnico, que usava nas plantas de casa, enfim. Se se construir alguma coisa em cima de terrenos que tenham sido aterros o metano acumula e explode, como aconteceu no Shopping em São Paulo!!!
O sopinhadeversos.blogspot.com dá a sugestão de se fazer um Centro de Compostagem experimental em Gramacho; assim o estado iria produzir o seu próprio adubo orgãnico, deixaria de importar o produto internacional, e que só pelo fato de ser orgânico já é melhor.
Já pensose o Rio de Janeiro se torna o pioneiro em matéria de compostagem em grande escala???
Iria assim retirar o lixo das ruas, tornar a cidade mais limpa, gerar recursos para o estado, criar empregos e ainda poderia gerar mais uma fonte de renda para os condomínios de do o Rio de Janeiro, pois cada condomínio iria querer fazer a coleta seletiva para gerar mais lucro e talvez até quem sabe um desconto no IPTU ou alguma coisa desse tipo, sei lá...
E se essa prática se espalhar por todo o Brasil o país virará o primeiro país , digamos, totalmente sutentável por aproveitaria até o seu lixo orgãnico e viraria referência no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog