Total de visualizações de página

domingo, 4 de agosto de 2013

Socialismo Vulgar X Democracia

Segundo Marx "O socialismo vulgar (e, posteriormente, por sua vez, uma parte da democracia), na esteira dos economistas burgueses , considera e trata a distribuição como algo independente do modo de produção e confere ao socialismo uma tônica que gravita em torno da distribuição. [Em todas as épocas, a distribuição dos objetos de consumo é tão somente o resultado da distribuição das condições de produção: mas essa distribuição é uma característica do próprio modo de produção (...) o modo de produção capitalista baseia-se no fato de que as condições materiais de produção são atribuídas aos não trabalhadores, sob a forma de prorpiedade fundiária, enquanto a massa só é proprietária das condições das condições pessoais de produção (...) Se as condições materiais de produção fossem propriedade coletiva dos dos próprios trabalhadores, isso determinaria um distribuição dos objetos de consumo..."

{...um erro grave dar tanta importãncia à chamada distribuição, e nela colocar ênfase.} 

Uma vez que as relações reais foram elucidadas há muito tempo, por que retroceder? - A emancipação do trabalho deve ser obra da classe operária, diante da qual todas as outras classes formam tão somente uma massa reacionária.  


"De todas as classes que hoje enfrentam a burguesia, somente o proletariado é uma classe realmente revolucionária. As outras classes vão degenerando e tendem a desaparecer com o desenvolvimento da grande indústria, ao passo que o proletariado é seu produto característico".

OBS: Os manifestantes de todo o Brasil pertencem às classes medias e altas devido ao descontentamento com a políticas do governo Dilma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog