...ele fez pesquisa de campo na na região da Cabila (então pré-capitalista) e investigação empírica com o proletariado argelino. Dessa iniciação sociológica - segundo a Biblioteca do Professor número 5 - foi que sairam textos-chave para o seu desebvolvimento científico, como 'O Desencantamento do Mundo' ...
Bordieu fez política não como político, mas como cientista (...) ... "sua interveções simultãneamente científicas e políticas nas questões educacionais entre 1964 (início da Ditadura Militar no Brasil) e 1970, cujo o epicentro foi maio de 1968", na campanha presidencial de 1980, em 1981 em defesa do Solidariedade (então esquecido sindicato polonês) que abriu caminho para o fim das autocracias comunistas do Leste Europeu. Fez ainda discurso para ferroviários em greve (1995), defesa dos imigrantes e desempregados (1998) e "panfletos polêmicos, ao mesmo tempo apaixonados e lúcidos, contra o "pensamento único", contra o racismo e a intolerãncia de direita e de esquerda.
[O Desencantamento do Mundo]
Resumo: Este estudo tem por objetivo refletir sobre a mídia e sua
influência na formação da opinião pública, com base na teoria de
Bourdieu. Inicialmente, apresentam-se os conceitos do que é mídia e
do que é opinião pública e, posteriormente, aborda-se seu papel na
formação das percepções e concepções da sociedade. A metodologia
adotada pautou-se por um levantamento bibliográfico dos propósitos
expostos por Bourdieu que, em seus estudos, concluiu que são os
mecanismos de reprodução social que legitimam as diversas formas
de dominação. Verificou-se que a violência simbólica permeia também
os meios de comunicação, que a mídia exerce influência na formação
da opinião pública, porém com certas restrições, e que os propósitos
de Bourdieu são importantes na análise do papel da mídia na formação
da opinião pública.
Introdução:
Em seus estudos sobre violência, Bourdieu e Passeron (1975)
desenvolveram conceitos específicos, retirando os fatores econômicos
do epicentro das análises da sociedade, a partir de um conceito
concebido como violência simbólica. Também, defenderam a não
arbitrariedade da produção simbólica na vida social, advertindo para
seu caráter efetivamente legitimador das forças dominantes, que se
expressam por meio de gostos de classe e estilos de vida, gerando
aquilo que ele reconhece como distinção social.
Com base nessa teoria, será analisado o papel da mídia na
formação da opinião pública, por meio dos conceitos fundamentais de
mundo social concebidos por Bourdieu, como sendo campo, habitus e
capital.
[texto completo]
http://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca/article/viewFile/1144/1089
[O Desencantamento do Mundo]
Resumo: Este estudo tem por objetivo refletir sobre a mídia e sua
influência na formação da opinião pública, com base na teoria de
Bourdieu. Inicialmente, apresentam-se os conceitos do que é mídia e
do que é opinião pública e, posteriormente, aborda-se seu papel na
formação das percepções e concepções da sociedade. A metodologia
adotada pautou-se por um levantamento bibliográfico dos propósitos
expostos por Bourdieu que, em seus estudos, concluiu que são os
mecanismos de reprodução social que legitimam as diversas formas
de dominação. Verificou-se que a violência simbólica permeia também
os meios de comunicação, que a mídia exerce influência na formação
da opinião pública, porém com certas restrições, e que os propósitos
de Bourdieu são importantes na análise do papel da mídia na formação
da opinião pública.
Introdução:
Em seus estudos sobre violência, Bourdieu e Passeron (1975)
desenvolveram conceitos específicos, retirando os fatores econômicos
do epicentro das análises da sociedade, a partir de um conceito
concebido como violência simbólica. Também, defenderam a não
arbitrariedade da produção simbólica na vida social, advertindo para
seu caráter efetivamente legitimador das forças dominantes, que se
expressam por meio de gostos de classe e estilos de vida, gerando
aquilo que ele reconhece como distinção social.
Com base nessa teoria, será analisado o papel da mídia na
formação da opinião pública, por meio dos conceitos fundamentais de
mundo social concebidos por Bourdieu, como sendo campo, habitus e
capital.
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http://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca/article/viewFile/1144/1089
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