Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Estado livre segundo Marx

Para Marx: Primeiramente, de acordo com a seção II, o Partido Operário Alemão esforça-se para construir o "Estado livre". (Carta á Wilhem Brake)

Estado livre - o que é isso?

O objetivo dos trabalhadores que se liberaram da mentalidade tacanha de indivíduos subjugados não é,de modo algum, tornar "livre o Estado (...) A liberdade consiste em transformar o Estado, de órgão acima da sociedade, em órgão inteiramente subordinado a ela. E ainda hoje as formas do Estado continam mais ou menos livres, segndo limitem a "liberdade de Estado".

[... que confusão ainda mais desoladora manifesta a respeito do Estado, ao qual se dirigem suas reivindicações!]

A "sociedade atual" é a sociedade capitalista que existe em todos os países civilizados, mais ou menos livres dos elementos medievais, mais ou menos modificada pelo desenvolvimento histórico próprio de cada país, mais ou menos desenvolvida. Ao contrário, o "Estado atual" muda com as fronteiras de cada país. Ele difere ni Império prussiano-alemão e na Suiça, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Portanto, o Estado atual é uma ficção. No entanto, os diversos Estados dos diversos países civilizados, apesar da multipla variedade de suas formas, têm em comum o fato de repousarem nas bases do sociedade burguesa moderna, mais ou menos desenvolvida do ponto de vista do ponto de vista capitalista.  Nesse sentido, pode-se falar da "essência do Estado atual", em oposição ao futuro, quando a sociedade burguesa, lugar de se enraizamento presente, terá deixado de existir.

{ ... que transformação sofrerá a ess~encia do Estado em uma sociedade comunista? (...) Essa questão só pode ter uma resposta científica, e não se fará avançar um milímetro o programa, por mais que combinemos de milhares de formas a palavra Povo com a palavra Estado.]

_ A resposta para esta pergunta seria assistencialismo? Ou para se chegar á resposta temos que ultrapassar o que se chama de assistencialismo... Coisas a se pensar!
     


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog