Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Retrospectiva dos fatos...

                                                                        A Revolução

Estamos todos vivenciando, a cada dia de maneira mais intensa, a Revolução dos Versos, que foi proclamada no dia 29 de outubro de 2009 no Centro Cívico Leopoldinense (clbe tradicional do bairro da Penha), e desde então esta revolução paira pela ar...

Este mês - dezembro de 2011 - houve outra ruptura!

Hoje eu fiz a divulgação dos fatos que aconteceram no dia 17 durante a festa de Chegada do Papai Noel á Marechal Maurício Cardoso que é um produto do movimento Ocupy Wall Sttret, de Nva York. É um movimento contra o capital Financeiro também, em que 99% da população mundial trabalha para sustentar o 1% mais rico do planeta.

Caso brasileiro contra o Capital Financeiro:

É preciso deixar claro que tudo foi motivado pela declaração da assessora... Assessora esta de uma vereadora que foi eleita para nos representar:

No dia 13 foi feito um Varal de Poesia enm torno do coreto da Praça Marechal Maurício Cardoso, divisa dos bairros de Penha e Olaria - próximo ao IAPI da Penha - que durou até o dia 16 à tarde, quando houve um temporal em todo  o Rio de Janeiro.

No dia 17 de manhã cedo fiz outro varal na Maurício Cardoso, mas desta vez, além de poesias coloquei também textos com a história dos bairros da Leopoldina (Olaria, Penha, Ramos e Bonsucesso), que são bairros irmãos (Praças Irmãs!).

A festa de chegada do Papai Noel se iniciou ás 10 horas, como marcado, e o varal já estava pronto. Além dos textos coloquei também, algumas poesias dos poetas do grupo #SOLARDOSPOETAS (do facebbok), que é um grupo de poesia de poetas de Portugal, mas que dele participam pessoas de todas as partes do mundo - inclusive o Brasil!

A reunião:

Os moradores, no dia 13, ao verem que eu tinha feito o Varal de Poesia começaram a enfeitar ele também para uma reunião que foi marcada com a Rosa Fernandes - que já seria a segunda. No dia 16 a chuva arrasou o Varal, e imediatamente após a comunidade do entorno da praça se mobilizou para limpá-la para o dia seguinte. No dia 17 também os moradores enfeitaram o varal que eu estava fazendo, além de enfeitar o resto do recinto... U

m dos integrantes deste grupo me disse que: "Agora você exagerou!", se referindo ao Varal Histórico, mas ele foi importante para a população ter consciência da importência do local para o Rio de janeiro - que foi a primeira frequesia da cidade. A praça não foi feita ontem, nem antes de ontem...

Como a vereadora deu um bolo em todos, não indo, os moradores marcaram a "Chegada do Papai Noel" para o dia 17 (sábado seguinte), para não deixar a indignação esfriar.

No dia 18 de dezembro - ontem - passei o dia inteiro editando os vídeos para colocar neste blog e no YOU TUBE (canal: sopinhadeversos); Ontem também foi o dia que saiu a última tropa americana que deixou o Iraque permanentemente; ao menos é o que dizem os jornais de hoje.

Uma revolução poética, a Revolução dos Versos, não é uma guerra, como a Primeira ou a Segunda guerra Mundial, ou como a Guerra do Iraque, com início, meio e fim, mas se constitui em um processo: uma vez desenadeado não para mais... 

Como é um processo, que começou no bairro da penha, se insere nos acontecimentos da cidade, do país e de todo o mundo! (...)

Dennts Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog