Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Respiração e Transpiração

O repórter jornalista Quelhas é um amigo que tenho lá na Suíça, que conheci durante a divulgação da Revolução dos Versos em um grupo do facebook, o #SOLARDOSPOETAS, que é um grupo de poetas porugueses, que vivem na região da Póvoa de varzim (em Portugal) e que expliquei á ele como estava se desenvolvendo a Revolução dos Versos aqui no Brasil - que é uma revolução que não agride ninguém; e também não faz imposição alguma...

mais recentemente, cerca de dois a três meses atrás, comecei a fazer spots de vídeos lendo as Sopinhas de Versos que venho distribundo desde a primeira sexta-feira do mês de dezembro de 2010, que foi a sexta seguinte à Ocupação do Morro do Alemão no Rio, cujas imagens foram expostas para o mundo todo - o sarau surgiu como uma reação à violência vivida mesmo!

na sexta anterior, que foi a última sexta-feira de novembro de 2010 eu fiz o mesmo sarau, inclusive com o mesmo poeta (que foi o João do Rio) na banca de livros do Carlão, que fica na esquina do largo da carioca com a Rio Branco... Como no domingo houve a ocupação, e a fuga dos traficantes, e na terça seguinte teve um programa de TV que abriu espaço para pessoa do bairro da Penha se apresentarem, e eu também fui. Quando cheguei o programa estava no fim e não pude mostrar o artifício que havia bolado - que é a Sopinhas de Versos -, então durante a volta para casa comecei a distribuir as Sopinhas homenageando o João do Rio para as pessoas que aceitaram pegás-las nas ruas.

Na sexta feira seguinte á isso, que foi a seguinte à ocupação do Alemão voltei á carioca com o objetivo de fazer outro sarau lá para dar uma resposta à violência...

Eu sabia que não ia ser gravado nem nada, mas como sou aficcionado por poesia, eu quis fazer isso, e realmente fiz!!!

Esse segundo sarau foi o início do movimento poético no Rio de Janeiro...

Na semana seguinte a ele eu arrumei uma apoio para fazer a impressão das folhas a serem cortadas, dobradas e distribuídas, e assim começou de fato a distribuição de versos pelas ruas do Rio de Janeiro.

Como sou jornalista, desempregado mas jornalista, fiz o dever de casa, que é a divulgação do sarau. Para meu espanto e total surpresa, na primeira sexta-feira de fevereiro de 2001, no dia 4, a Rio TV Câmara cobriu o evento (You Tube:sopinhadeversos) que divulgou o sarau (a Revolução dos Versos) para metade do Brasil. No dia 15 de junho de 2011, ao fazer um sarau extra em homenagem à FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que homenageou o poeta Oswald de Andrade.

Neste dia as Sopinhas de Versos (tiras de papel dobradas com poesia dentro) homenagearam apenas poetas modernistas, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Mário Quintana e Mário Prata.

A matéria da Folha Dirigida saiu no dia 21 de junho com o título "Poesia ganha as ruas do Rio", que divulgou a Revolução dos Versos para todo o Brasil.

_ legal! Agora o Rio de janeiro, e quem sabe todo o Brasil, respita poesia!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog