Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dstribuição de livros...

Ontem também dei início a um projeto de Distribuição de Livros pelas praças carioca. O projeto foi iniciado no dia 13 durante a reunião contra a Unidade de Pronto Atendimento, que seria - espero - implanada na Praça Marechal Maurício Cardoso (em Olaria). Distribui cerca dez exemplares de autores diferentes pelas mesas de concreto da praça - a que os idosos ficam jogando baralho até umas 11 horas mais ou menos.

Dentro de cada livro estava escrito: "Oi, esse é um presente para você, após a leitura deste livro deixe-o em outra praça qualquer.", e no fim do livros estava escrito: "Agora que você já leu o livro, passeo pra frente..."

Comecei com apenas 10 livros recebidos atraves de doação da biblioteca do bairro - que ela recebe muita doação de livros da comunidade moradora do bairro Penha e Olaria; mais até que a Bibliteca Municipal de Olaria, que é mais equipada e maior!

A nossa biblioteca, que antes era uma "Bibliteca Popular" e agora tem a nomeclatura de "Bibliteca Municipal da Penha Alvaro Moreyra". Isso é só um nome, e o pior é que ela está jogada à revelia. Ela sobrevive porque o público leitor da Penha é muito ativo...  

Como morador da Penha dei início à Sopinha de Versos aqui na Penha mesmo, na semana que se sucedeu à Ocupação do Morro do Alemão. Foi assim:

"Eu tinha feito há alguns meses atrás um sarau de poesia no Penha Shopping homenageando o autor João do Rio, e haviam sobrado algumas Sopinhas do autor. Deixei guardadas em casa! Na última sexta-feira de novembro de 2010 eu fiz o primeiro Sarau da Carioca, e no domingo houve a tomada do Alemão. na terça feira seguinte o progama da Ana Maria Braga foi exibido do santuário da Penha (Igreja da Penha): eu fui mas não consegui falar enhuma poesia, e como eu tinha levado as Sopinhas que tinham sobrado do último sarau do Penha Shopping, na volta para casa comecei a distribuir para as pessoas que aceitaram, e que estavam passando na hora, as primeiras Sopinhas. Isso foi na terça (...) Na sexta eu voltei na banca do Carlão (livreiro do Largo da Carioca) e fiz outro sarau lá, dando assim início ao projeto Sopinha de Versos". 

A Revolução dos Versos é mais antiga... Fora proclamada na Penha no dia 29 de outubro de 2009, num sarau de poesia que tive o prazer de organizar.

Esta proclamação, por parte dos poetas da Penha presentes ao encontro - novamente - foi estimulada por causa da Sopinha de Versos. Não sei se foi em janeiro ou fevereiro que fiz este blog, enfim.

Na sexta-feira seguinte, dia 4 de fevereiro, o Sarau da Carioca - homenageando Fernando Pessoa - foi coberto pela Rio TV Câmara, que divulgou a Revolução dos Versos para o Brasil todo! 

No mês de janeiro de 2011 o homenageado no Sarau da Carioca foi Vinícius de Moraes. E comecei a homenagear um autor diferente a cada mes, até abril, quando fiz a Sopinha de Versos com três outores, e realizei a proesa de manifestação poética Rio-São Paulo-Minas Gerais-Brasília durante a semana seguinte ao Atentado Terrorista de Realengo.

A manifestação poética no Rio de janeiro começou no dia 17, no GREIP da Penha, que fica em frente à Praça santa Emiliana, no IAPI da Penha, que é próxima à praça Marechal Maurício Cardoso.

Foi assim: na primeira sexta-feira de abril de 2011, de foi o dia primeiro de abril - e não é mentira - eu fiz o Sarau da Carioca no largo da carioca esquina com Rio Branco, junto aos livreiros...

Um dos livreiros, o Francisco Olivá, me pediu para fazer outro sarau no mês porque no dia 18 seria o aniversário de Monteiro Lobato. Ele me revelou que era integrante da Academia Brasiliera de Literatura de Cordel (ABLC) e era expert em Monteiro Lobato.

Disse que no dia 18 seria feito outro lá...

Dia 18 era uma segunda-feira, e eu tinha marcado um primeiro dia para fazer um sarau na Penha, no dia 16 de bril, que remarquei para o dia 17, para fazer saraus seguidos.

Nos dias 17 e 18 foram homenageados os mesmos autores: Augusto dos Anjos, com frases de laurentino Gomes (que foi o autor homenageado no dia primeiro) e Alvaro Moreyra, com frases de Monteiro Lobato (que eu tinha ganhado um livro do Alvaro Moreyra para fazer Sopinhas de Versos da neta dele - a valéria Moreira), e acrescentei frases de MOnteiro Lobato, que foi um geitinho que arrumei de homenagear dosi autores na mesma Sopinha. Como fiquei sabendo que o dia 18 seria o Dia nacional da Literatura Infantil, acrescentei as Sopinhas de Versos de Vinícius de Moraes, que já estavam prontas - eu já tinha, nessa altura o apoio em xerox do CNA Olaria.

Então nodia 17 fiz o sarau com Augusto do Anjos, com frases de Lauretino Gomes e Auvaro Moreyra, com frases de Monteiro Lobato. No dia 18 também utilizei estes autores, acrescentando as Sopinhas de Vinícius de Moraes.

Desde o mês anterior eu estava preparando as Sopinhas de Versos de Carlos Drmmond de Andrade, que ficaram prontas no dia 16. Dia 17 e 18 homenagiei os autores citados, e no dia 19 fiz a primeira distribuição de versos de Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana, entre o Posto 4 e o Posto 6, pasando pela estátua do poeta. De início as pessoas recusavam, mas quando eu dizia que era Carlos Drummond de Andrade elas aceitaram as Sopinhas de Versos oferecidas gratuitamente.

No dia 20 de abril apenas editei rapidamente o blog (este blog!) e no dia 21 fui para Muriaé, em Minas Gerais, distribuindo lá também as Sopinhas de Versos de todos os poetas citados.

À noite, ao ver o jornal descobri que o dia 21 de abril foi o dia de inauguração de Brasília, por JK, tendo manifestações culturais lá também.

O dia 18 de abril foi o primeiro dia de retorno dos alnos do Col´pegio tarrso da Silveira, que sofreu o primeiro Atentado Terrorista do Brasil (em Realengo).

na semana seguinte, quando voltei de Muriaé, lendo a internet descobri que durante os dias 16, 17, 18 e 19 houve um Congresso Internacional do partido Comunista de Cuba para discutir a sobrevivência do Comunismo em tempos de Globalização.

_ Legal!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog