Total de visualizações de página

sábado, 10 de dezembro de 2011

Eles têm é medo da Cultura!

No texto abaixo é possível perceber que as ações autoritárias acabam por impedir a cultura de se desenvolver, pois a cultura esclarece o povo.

_ Não é à toa que houve a Censura durante a Ditadura Militar.

Mário de Andrade - poeta que iniciou o Modernismo em São paulo junto com Oswald de Andrade - justificou a necessidade de aprofundar o etudo etnológico: "Nós não precisamos de teóricos (...) Precisamos de moços pesquisadores que vão à casa reclher com seriedade e de manera completa o que esse povo guarda, e rapidamente esquece, desnorteado pelo progresso invasor (...)". A Missão de Pesquisa folclórica foi a última ação de Mário de Andrade como diretor do Departamento de Cultura. A implantação do Estado Novo - Ditadura Vargas (1937) - significou o fim da Missão. Em maio de 1938, Mário foi substituído, e em julho seguiu para o Rio de janeiro. O homem que se dizia completamente feliz antes da vida pública passou a beber demais, a ter períodos de depressão. Voltou para São paulo em 1941. Morreu quatro anos depois, de enfarte, aos 51 anos.   (Macunaíma Albanese. Op. cit p 19 e 23)

_ Mário de Andrade foi um dos poetas que iniciaram a Semana de Arte Moderna de 1922, que inaugurou o Modernismo Brasileiro. O Modernismo foi iniciado em Portugal com Fernando pessoa e Mário de Sá carneiro, no ano de 1915, através da revista Orfeu.   

Dennys Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog