Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Revolução de mobiliza!

Revolução dos Versos

Ontem eu li no jornal O Globo que os sem-terra do Paraguai estavam marchando para a frente da TV Pública, em Assunção, para se juntarem à  outros universitários que já estavam acampados lá numa manifestação à favor do presidente deposto Fernando Lugo- tido como um golpe de Estado. A TV, por sua vez, colocou um microfone na rua para quem quisesse se manifestar, e, alguns manifestantes cantaram e tocaram músicas e também fizeram leituras de poesia... Isso é Revolução dos Vrsos!!!

Este blog sempre fala muito sobre a Revolução dos Versos, mas o que é realmente a Revolução dos Versos???

_ É a expressão artística sem limites de criação...

A Revolução dos Versos, na verdade, é um conceito, que surgiu durante as reuniões que houveram na Bibliteca Popular Alvaro Moreyra, na Penha, em juho de 2006. Nesta ocasião o autor Mário Xavier, um autor que surgiu no bairro da Penha há muitos anos, começou a falar da ideia de se fazer um sarau de poesia na biblioteca, que ele deu o nome "Sarau, Cultura e Poesia na Penha Acontece", e eu, que na época estava concluindo a faculdade de Comunicaçao/Jornalismo fiz a minha parte e comecei a divulgar o sarau para os jornais.

Acho que no primeiro sarau eu não consegui nada; este sarai foi na própria biblioteca. No segundo, que foi no Colégio Nova Jerusalém, na penha acho que consegui colocar uma notinha no Prosa e Verso, o que gerou uma rivalidade entre o senhor Mário xavier e eu, pois ele havia sido radialista.

No terceiro sarau, no Colégio São fabiano,eu consegui levar o RJTV lá para cobrir o evento, só que como todos do grupo estavam me sacaneando por causa da richa com o Mário xavier, na hora de eu me apresentar teve um integrante - o José Mauro - que mexeu na luz para ela ficar piscando enquanto eu falava a minha poesia...

No dia seguinte passou no jornal apenas uma nota coberta e a imagem da Jéssica Vieira, que era uma outra poetiza deste grupo, criança na época...

Enquanto eu estava divulgando o sarau, em paralelo, estava organizando o "Sarau de Olaria", que era um sarau realizado sempre na última quarta-feira do mês na Confeitaria Alhanbra, que tinha sido convidado para organizar pelo Miguel Gustavo Orleans de Bragança, que era um dos vice-presidentes do Olaria Atlético Clube. Enquanto o sarau ficou na padaria ele se manteve, mas 5 meses depois, qando se resolveu passar ele para o Olaria Atlético Clube mesmo, ele acabou...

_ Acho que poetas gostam de lugares informais para se apresentar!

O Jonas, divulgador cultural tradicional da penha participava do "Sarau de Olaria", e em outubro de 2009 ele me convudou para organizar um sarau no Centro Cívico  Leopoldinense, um clube tradicional do bairro da Penha, e falei com ele: "Tudo bem, vai ser na próxima quinta-feira!"

Neste dia é que foi criada a Sopinha de Versos, que é uma interação poética, que se utiliza da linguagem rápida de internet, como no ORKUT, por exemplo, para disceminar poesias, ideias e pensamentos.

Em 2009, numa das reuniões da Biblioteca Alvaro Moreyra, que leva o nome de um poeta que morou no bairro e que escrevia junto com o João do Rio, foi que tive a ideia da Revolução dos Versos, como conceito. Propus a ideia e ninguém deu muita atenção! Me indignei, porque a ideia era boa, registrei o nome "Revolução dos Versos" e continuei a trajetória de universitário, e de poeta, até a primeira sexta-feira de dezembro de 2010, que foi quando eu, o Carlão - livreiro independente do Largo da Carioca - e mais um poeta, que não lembro o nome, mas o sobrenome dele é Mosso, fizemos o primeiro Sarau da Carioca, ao meio-dia-e-meia, no Centro do Rio.

Este econtro não foi registado, mas foi o início de Revolução dos Versos como movimento o Rio de Janeiro, e agra também no mundo todo, pois as imagens dos saraus posteriores estão circulando em város estados brasileiros e também em Portugal, pois so membor do grupo #SOLARDEPOETAS que é um grupo do FACEBOOK que tem moderadores de Portugal.

Teve um dia que recebi uma mensagem dizendo:

                                                                               "O teu génio vai reverberar" 

Legal!

É a Sopinha de Versos, a Revolução dos Versos ganhando o mundo!!!

_ Sabe estes manifestantes que ficam cantando ou falando poesia em frente à TV Pública do Paraguai? Então, isso é Revolução dos Versos!!!!

Dennys Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog