Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Literatura de Cordel - riqueza da cultura do Brasil

Quando fui ao Nordeste Brasileiro (Recife) comprei, à título de curiosidade, um cordel que falava de Lampião... O nome do cordel é "O Encontro de Lampião, Luiz Gonzaga e Patativa no Portão do Céu", cujo autor é João Peron. O que é interessante também é que a capa do cordel foi feita através de xlogravura - Legal:

" Acredite meu amigo
Eu agora vou lhe contar                             (João Peron)
Luiz Gonzaga foi pro céu
e você tem que acreditar
Patativa e lampião
tnham que se encontrar

Lampião quando morreu
deu descanso ao sertão
foi direto para o céu
bateu logo no portão
São Pedro quando abriu
viu que era lampião

Fechou logo o portão
sem querer dar atenção
Lampião indignado
foi atrás de São João
pra ver se desenrolava
a sua grande questãoDntro de pouco tempo
São João tinha chegado
com o carneirinho no braço
Lampião foi se alegrando
São João faz um um tempo
que eu esto lhe procurando

Estou a sua procura
para o senhor me ajudar
já tentei entrar no céu
não deixaram eu entrar
São Pedro fechou o portão
sem deixar nem eu falar

São João imediato
começou a lhe dizer
me desculpae Lampião
pois nada posso fazer
tu matou muita gente
com muito gosto e prazerJá ouvi São João
pare de conversar
este seu carneirinho faz um bom jantar
vá tirando ele daqui se não ele vou matar

Lampião disse São João
fique bem ai sujeito
por que vou entrar no céu
e vai ser de qualquer jeito com certeza tu nao sabe
nem de que Adão foi feito

Quando vinh chegando
bem lá na porta do céu
vinha com tanto da raiva
parecia uma cascavel
avistou Luiz Gonzaga
com um monte de troféu

lampião tomou chegada foi logo aproximando
o rei do baião vai entrar
eu também vou entrando
não precisa nem de pressa
vou mesmo é caminhando

Luiz Gonzaga foi ntrando
lampião vinha atrás
São Pedro deu-lhe um grito
pare com a teima rapaz
só Luiz Gonzaga entra
e não entra ninguém mais

São Pedro me desculpe
mais esté tudo errado
na Bíblia está escrito
tocar forró é pecado
e esse moço na terra
duas vezes foi casado

Ao senhor vou lhe dizer
muita música ele gravou
falando de mim para o povo
muito dinheiro ganhou
construiu posto de gasolina
a minhas custa enricou

Luiz Gonzaga se levantou
chamou sua atenção olha não foi bem assim
que acoteceu lampião
eu mostrei o sofrimento
daquela minha região

Lampião disse assim:
nosso Deus é amoroso
tem enorme coração
ele é muito piedoso
e o que ele mais odeia
vagabundo mentiroso

Quando estava na terra
tocou forró em botequins
você hoje tá no céu
todo metido a bonzim
ainda fica dizendo lampião que é ruim

Você que está no ceú
ai mesmo vai ficar
vou ficar esperando
mais um corno aqui chegar
e o próximo que vier
por aqui não vai passar

São pedro fechou o portão
Lampião só resmungando
demorou pouco tempo
olhe quem vem chegando
Patativa do Assaré
seus versos  vinha recitando

Agora mesm ficou bom
chegou logo quem eu queria
Patativa do Assaré
o rei de toda poesia
ligeiro vou acabar
com toda a sua alegria

Patativa vinha chegando
vinha muito contente
lampião deu um pulo atravessou em sua frente
Lampião disse fique ai
senão morre novamente

Patativa no momento
muito ligeiro perguntou
porque toda essa raiva
quem foi que tanto lhe zangou
vá dizendo quem é você
diga também onde estou

Conhecido por Lampião
o rei de todo o cangaço
e quem passa por aqui
ligeiro lhe espedaço
o poeta pode passar
mas em cinco pedaços

Teve aqui um vagabundo
empatou de eu entrar
tu está na porta do ceú
não precisa se alegrar
vou dizer toda verdade
você também não vai passar

Sou Patativa do Assaré
vivi com toda pocreza
nunca pude adquirir
para mim muita beleza
nasci pobre e morri pobre
não dei valor a riqueza

mais de lá de dentro do céu
Luiz Gonzaga escutou
Patativa falando e bem assim ele falou
Acho que música pra mim
aquela voz compositou

Posso está enganado
não teho dúvida não
é patativa do Assaré
discutindo com Lampião                              (João Peron)
vamos pegar esses safado
e cobri-lo no cinturão

{O Codel é muito grande e continua, e encerro minha citação aqui, escrevi desse tamanho para citar os três: patativa do Assaré, lampião e Luiz Gonzaga}






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog