Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de junho de 2012

Curiosidades nordestinas

Viajei para Recife e descobri várias curiosidades:

Fiquei em Boa Viagem e de lá fui para Porto de Galinhas, Muro Alto e também para Olinda.

Em Olinda, quando cheguei lá em cima olhei para a práia e disse:

_ Ó linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Em Porto de Galinhas descobri que a praia tem esse nome porque, antigamente, quando o tráfico de escravos já estava proibido no Brasil, e quando se perguntava aos navegantes qual era a carga do navio, eles diziam a senha - Galinha. Teve gente que disse que a senha era "Galinha da Angola", mas não sei ao certo qual era a senha verdadeira.

Tava eu na praia de Muro Alto e de repente me chegam dois senhores, com violão debaixo do braço e começamram a cantar para mim: eram repentista!

O doutor é arretado, arretado é o doutor.
Tem uma esposa bonita que ama muito o senhor.
Tem uma esposa bonita que lhe dá muito valor.      [Tudo na posição dó do violão]
São duas notas de dez ou uma de vinte por favor.

Foi aí que o grupo com o qual eu estava disse que eu estava com cara de "Barão". Todo vendedor que chegava no grupo se dirigia primeiro a mim, e aí eu dizia: "O hoem do dinheiro tá na água!"; aí eles iam embora.

_ Ah, não achei nenhum trovador. Acho que os trovadores são de Minas Gerais, segundo me disseram. Existe uma richa entre São Paulo e o Nordeste para saber quem começou com a prática de se vender poesia pendurada num barbante - a Literatura de Cordel. Os paulistas dizem que foram eles, mas essa prática acabou dando mais certo com os nordestinos. Vai ver que foi lá pro interior do Nordeste e eu fiquei no litoral.

Na praia de Porto de Galinhas, na hora do almoço, é um tal de gente oferecendo restaurante para se comer... Teve uma que chamou a minha mãe e disse que era do Uruguai, que não podia trabalhar Carteira Assinada, mas que lá era tanto turista que dava para ela sobreviver melhor do que se estivesse trabalhando no país de origem.

_ Os poetas do Recife já colocam o preço no verso, é mole?

"São duas notas de dez ou uma de vinte por favor."

Vivendo de arte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog