Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de abril de 2012


Ano passado consegui realizar uma proeza, exatamente uma semana depois do Atentado terrorista do Colégia Tarrso da Silveira. Isso não é motivo para comemorar nada, mas é que nesta data, dia 18 de abril (2011) é a data de comemoração do aniversário de Monteiro Lobato.

Ano passado a primeira sexta-feira do mês de abril caiu no dia primeiro - não é mentira! - e neste dia homenagiei o poeta Auguto dos Anjos ( poeta negro do início do século XX, filho de portuguesa com ex-escravo e que tinha um rcentimento muito forte em relação á sua cor; ao seu sangue mistiço...).

No dia primeiro foi homenageado no sarau o autor e também ,através de frases, o autor contempoRãneo laurentino Gomes (extraídas do 1808), de durante o sarau o Olivart - Imortal, integrante da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - me pediu par fazer outro no mês homenageando o autor citado por ele, já que ele é um "expert" em Lobato.

Drante o mês ganhei um livro de poesias de Alvaro Moreyra, que também é um autor do início do século XX, modernista, e que fazia versos com o João do Rio, e que não existe mais livros dele para se comprar devido á uma conspiração ds editoras em relação ao autor!

O Alvaro Moreyra era morador do bairro da Penha, e que até hoje moram no bairro os seus descendentes, como a valéria Moreira, que é a dona da academia valéria Moreyra, que fica no bairro... O Y foi invenção do autor mesmo, o nome dele era Moreira.

A Valéria me deu um livro de poesias ele para eu fazer Sopinhas de Versos com a obra dele, que foi feita antes do dia 18 de abril, e como o Francisco Olivart me pediu, acrescentei as frases de Monteiro Lobato ás Sopinhas... E no dia 18, uma segunda feira, fiz o sarau da carioca lá no largo da carioca esquina com Rio Branco, em frente á Esação e Metrô (isso não foi gravado!).

O digerencial é que eu estava preparando há um tempo as Sopinhas de carlos Drummond de Andrade, que distribuí no dia seguinte na praia de Copacabana (esse foi gravado!). No dia 20 apenas editei o blog criado no início deste mês, em 2011, e no dia 21 viajei apra Minas Gerais distribuindo as So´pinhas de Versos de todos os autores que foram homenageados no dia 17 (no GREIP da PENHA), no dia 18, no Largo da Carioca, no dia 19 em Copacabana... No dia 18 foi homenageado também o Vinícius de Moraes, pois neste dia é comemorado o Dia nacional do Livro Infantil... No dia 21 distribí as Sopinhas de Versos lá em Muriaé (MG) e à noite descobri que era o aniversário de Brasília, havendo leitura de poesia lá também.

No dia 18 houve leitura de poesia e apresentação de teatro no Colégio tarsso da Sileira também... No fim de semana anterior houve o Viradão paulista, que só acabou no dia 18, e na semana seguinte, quando voltei ao Rio, descobri que durante os dias 16, 17, 18 e 19 de abril de 2001 houve um Congresso do partido Comunista de Cuba para decidir como manter o comunismo no século XXi, com a Globalização... Já falei disso aqui várias vezes, mas é que é tão inverossímel que até hoje não caiu a ficha de que tudo isso aconteceu naquela semana!

Dennys Andrade









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog