Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Salve, salve...

O que deu o impulso aos poetas do início do século XX, na Semana de Arte Moderna de 1922 foi a crítica de Monteiro Lobato aos três dias de atividades culturais realizadas no Teatro Municiapl da cidade... Agora o que provocou comentários gerais, e até uma certa revolta - admito - foi a crítica do Vianna, que acabou falando que o Rio, e leia-se os demais estados brasileiros também, não têm nenhuma reflexão crítica com relação à música.

Pois é. Música também é poesia! Eu me senti ofendido!

Música e poesia são artes muito próximas e não tem como falar de uma sem falar de outra.

Diante desta ofensa a mim e aos demais poetas cariocas - porque ele disse isso em relação ao Rio de Janeiro - liguei para ele, na redação do Globo e, literalmente solei os cachorros. Disse que ele não pudia falar isso porque "eu fazia essa reflexão todos os dias no meu blog"...

No artigo ele dizia que "o Rio não tem um pensador como o Romulo Fróes", a questão é, e sempre foi: o Brasil não é um só!

Cada local tem seus pensadores... E são esses pensadores que estão fazendo a REVOLUÇÃO DOS VERSOS, são esses caras que estão, ou melhor, não estão deixando a POESIA morrer.


Me refiro ao Brasil porque moro, vivo e amo o Brasil,mas essa luta, na verdade, é mundial. Penso que a poesia tenha sido renegada em muitas partes do mundo, mas agora está voltando... Não é á toa que diversos - incontáveis - grupos se formam no FACEBOOK com o intuito de divulgar, cada vez mais, a forma poética e assim espalhá-la por todo mundo. 

Os poetas, de todas as partes do mundo, deu o seu grito avisando que existe. Mesmo neste turbilhão de emoções e de informações que é a INTERNET, ele existe, e está em todos os lugares do planeta...

... e é nesse grito, nesse agrupamento disperço, nesse estar no não estar; nesse estar na não presença do FACEBOOK é que acontece a REVOLUÇÃO DOS VERSOS.

_ Salve, salve a INTERNET!!!!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog