Total de visualizações de página

sábado, 21 de abril de 2012

Uma Semana Cultural que merece ser lembrada

Hoje dia 21 de abril de 2012 compl\eta um ano do fim de uma proesa que consegui fazer ano passado, pois:
 
Eu sempre fazia na primeira sexta-feira do mês um sarau na carioca, com os livreiros idependentes do local, e a primeira sexta do mês de abril de 2011 caiu no dia 1º - e não foi mentira!
 
No fim do sarau neste dia um dos livreiros do local, o Francisco Olivarth, me pediu paa fazer outro no mês porque no dia 18 seria o aniversário de Monteiro Lobato. Disse que tudo bem.
 
Entre o dia 1º e o dia 18 ganhei um livro de poesias de Alvaro Moreyra, que é um poeta modernista do início do século XX, e que seus livros não são mais editados pelas editoras - se tornou raridade! Quem me deu um livro dele foia valéria Moreira, neta de Alvaro Moreyra (o Y foi invenção dele).
 
Então comecei a fazer Sopinhas de Versos de Alvaro Moreyra para homenagear a neta dele, que tem uma academia na Penha; como o Frabcisco hvia me pedido para homenagear o Monteiro Lobato, acrescentei as frases do autor nas Sopinhas de Alvaro MOreyra. Foi uma experiência que não deu certo, pois as pessoas liam a poesia e esqueciam de ler a frase... Fiz Augusto dos Anjos, com frases de laurentino Gomes e Alvaro Moreyra com frases de Monteiro Lobato; fiz outros poetas também com provérbos chineses...
 
Eu tinha marcado, em março ainda um primeiro dia de sarau no GREIP da Penha para o dia 16 de abril, mas como verifiquei que o dia 18 seria uma segunda-feira remarquei o sarau para o dia 17.
 
No dia 17, na Penha, fiz o sarau com Augusto dos Anjos e laurentino Gomes, Alvaro Moreyra com Monteiro Lobato. No dia 18, ´lém destes poetas acrescentei o Vinícius de Moraes porque fiquei sabendo que seria o Dia nacional do Livro Infantil... No dia 19 fiz a primeira distribuição de versos na praia de Copacabana, de carlos Drummond de ndrade, passando pela estátua do poeta (não gravado). No dia 20 apenas editei o blog criado no início do mês http://www.sopinhadeversos.blogspot.com/ e no dia 21, há um ano, viajei para a casa de minha sogra, em Muriaé (MG), distribuindo lá também as Sopinhas de Verss de todos os autores citados, e à noite descobri vendo o jornal na TV que era o aniversário de Brasília, que foi inaugurada por JK.
 
No dia 18 foi o primeiro dia de retorno dos alunos do colégio Tarsso da Silveira, havendo lá apenas leitura de poesia e música. No dia 18 também acabou o Viradão paulista, que são 48 horas de música direto. No Rio, na Zona Norte e no Centro teve as Sopinhas e Versos - manifestação poética nos dias 18 e 19. No dia 20 houve a edição do blog e no dia 21 houve a distribuição gratuita das poesias em Minas Gerais, coma  Distribuição das Sopinhas de Versos lá, e também em Brasília, que foi aniversário da cidade e também teve música e leitura de poesia... Na semana seguinte, ao ver a internet, descobri que entre os dias 16, 17, 18 e 19 de abril de 2011 teve um Congresso Internacional do partido Comunista de Cuba para discutir a manutenção do Comunismo no Século XXI.
 
_ Acabou sendo uma Semana de Arte Moderna Infornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog