Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

Ditadura Nunca Mais!!!

Amanhã vou distribuir na banca Sopinhas de Versos de Millôr Fernandes, carlos Drummond de Andade e também trechos de um texto que li numa revista falan do sobre os motivos que levaram ao "fechamento" de 1964 no Brasil... Amanhã, dia 31 de março, será o aniversário do Golpe Militar.

É importante as fazer as pessoas conhecerem a história, as razões e os motivos do Golpe para não deixar acontecer de novo no Brasil e em parte alguma do mundo! Afinal, ninguém quer uma Ditadura em seu país, apesar de haverem vários "ditadoreszinhos" de plantão espalhados pelo mundo à fora...

Na verdade, em 1962 no Brasil houve um movimento que impediu os EUA de darem um golpe no país, que em 1964 teve o seu ápice; quando João Goulart - o Jango - foi deposto e o castelo Branco subiu ao poder...

Ontem tiveram alguns veteranos de guerra comemorando o aniversário do Golpe de 64 no Clube Mlitar do Rio de Janeiro, que acabou em pancadaria e confusão; ainda bem que eu não estava lá.

_ Havia pensado em ir, mas na última hora desisti.

Meu avô foi torturado pela ditadura. Ele levou tanto chute na cara que ficou cego! Ele era o líder da Juventude Comunista do PC - Partidão; que se desmembrou depois...

Teve uma vez que, em um confronto na Praça das nações o João saldanha foi baleado e ele o carregou nas costas, pegou um bonde e o levou para o hospital.

Ainda bem que vivemos em uma democracia!!!

Segundo a revista Sociologia, ano III, nº 25;

"A permanente situação do intolerável na história dos países latino-americanos foi explicada pelo sociólogo Octavio Ianni a partir da dependência estrutural desses países e da posição que eles ocupavam ante o mais novofenômeno modernizador, a globalização, ou "globalismo". Para Ianni (1974), o fracasso de duas alternativasde desenvolvimento econômico na América Latina, a política nacionale a do capitalismo associado, explicam a permanencia periférica desses países no concerto das nações. O capitalismo global é o fenômeno que declara o fim definitivo dos projetos nacionais no continente, tranformando tais nacões em províncias do "globalismo" ao fazerem dos Estados nacionais aparelhos de administração do poder transnacional. Impotentes, portanto, para formularem e sustentarem projetos nacionais que atendam às urgentes necessidades dos setores sociais subalternos."

De acordo ainda com o pensamento de Ianni - falando sobre as modernidades e as revoluções ocorridas na América latina, como a cubana, por exemplo -, isso "ocorre em todos os países, o que pssibilita a formulação de reinvidicações mundiais, visto que, com o "globalismo", as neccessidades locais, regionais e nacionais de diferentes sociedades se aproximam. A revolução de nossos dias passaria pela elaboração de uma sociedade civil mundial, formando uma globalização de baixo para cima. 'Este é o dilema: trata-se de globalizar as organizações, reinvidicações e formas de lutas dos setores sociais subalternos' (IANNI, 2000, p.58).

OBS: Uma primeira fase para este processo seriam as trocas entre países que falam a mesma língua, como Brasil, Portugal, Angola e tantos outros que falam a língua protuguesa, por exemplo. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já foi um avanço neste processo.

Sobre a Revolução Cubana, o pensador Florestan Fernandes analisou o processo revolucionário da ilha caribenha (Cuba) durante os anos de 1970 e afirmou que: "O povo cubano converteu a revolução numa forma suprema de afirmação nacional, o que contribuiu para tornar o socialismo uma realidade histórica irreversível" (FLORESTAN, 2007, P.322)

SEGUNDO O VEÍCULO AINDA: 'A busca pelo socialismo explicita a incapacidade do capitalismo em cumprir os princípios fundamentais da sociedade - a Revolução Cubana expressa a "premanencia do intolerável" na história humana, como diria o filósofo Jürgen habermas (1980).'

Dennys Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog