Total de visualizações de página

domingo, 25 de março de 2012

A crítica de Albert Camus

                                                        
Segundo Albert camus o jornalismo nunca mais será o mesmo; àquele jornalista de 1939 já não existe mais! SEndo assim, portanto: "É preciso recnhecer , porém, que há obstáculos desencorajadores: a constância da tolice, a covardia organizada, a ininteligência agressiva - e por aí vai. Eis o qrande obstáculo sobre o qual é preciso triunfar. A obstinação aqui é uma virtude cardeal." (Folha de São paulo - 25/03/2012)

Camus destaca que o espírito livre do século XXI e uma ironia que se faz sentir , afirma ainda  que "a virtude do homem, porém, é a de se manter diante de tudo que o nega". Diz que a Humanidade não deve reviver a experi~encia de 1914 e a de 1939 (Primeira e Segunda Gurras Mundiais), devendo esta Humanidade testar novas fórmulas e novas práticas, levando em conta a "justiça" e generosidade dos corações livres." Justiça e generosidade. Preceitos básicos que toda sociedade deveria ter!

Justiça: Justiça seja feita, todo texto escrito de vir acompanhado do nome de seu autor; Generosidade: A poesia, assim como qualquer texto cultural deve ser disceminado gratuitamente, a não ser que esteja organizada em um livro.

Os poetas contemporãneos, por exemplo, devem parar de produzir os seus livretinhos, oferecer às pessoas e quando recebem a pergunta - Quanto é? -, responder "O quanto você achar que vale. Isso empobrece e tira todo o valor da poesia! (...) Que seja posto então um preço fixo - fechado! -, mas essa perguntinha sempre acompanhada da mesma resposta não.

Ética ou Etiqueta:

A Sopinha de Versos se insere no contexto dessa discussão, pois ela fez e faz Justiça ao autor do texto (poesia), pois sempre o identifica, citando o seu nome, e também é um gesto de Generosidade, afinal, ela é disdribuída - dada - de graça a quem a aceita nas ruas do Rio de janeiro.

Os pilares básicos da Sociedade, citados por Camus, na verdade se aplica a tudo e não só, e apenas, à imprensa; dentro de todo processo midiático existe uma etiqueta, que acaba sendo o nome do veículo de Comunicação, e que define a leitura de seu público.

A poesia rompe - quebra - esta orientação/manipulação que a mídia faz, pois a poesia é livre e dá total libedade a seu leitores/consumidores fazendo-os refletir sobre a vida e sobre a própria Sociedade em que se vive. Por isso a censura do Regime Militar a partir de 1968 no Brasil. Os poderosos querem que todos nós pensemos da mesma forma, justamente para não sermos capazes de refletir sobre a situação da população na Sociedade!

Dennys Andrade 
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog