Total de visualizações de página

domingo, 18 de março de 2012

Um Dia Memorável

Hoje fui no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB - no Centro do Rio para ver a exposição da Tarsila do Amaral... Fomos eu, minha esposa e minha mãe, e quer saber; é muito legal!!!



Enquanto eu via os quadros de Tarsila do Amaral, os da fase em que ela "pirou no modernismo de 1922", o "Abapouru" por exemplo, assim como outros, fiquei pensando quando o Monteiro Lobato, crítico do movimento, viu pela primeira vez àquelas pinturas; com formas, cores e características inusitadas, quase infantis, com as formas arredondadas, por exemplo. Deve ter pensado: essa mulher é louca ou esqueceu de crescer para fazer um monte de bolinhas coloridas no lugar das folhas das árvores, por exemplo.

Tarsila não era louca, nem muito menos criança e sim revolucionária - genial! -, e soube apreender o espírito da inovação que estava se estrapolando no silêncio dos Acadêmicos e ajudou,; colaborou e incutiu o Modernismo na alma dos brasileiros, juntamente com Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade e outros...

A Mostra em si tem uma composição dos desenhos e pinturas que Tarsila fez sobre o Rio de Janeiro e também de São Paulo. Fiquei sabendo que em um quadro que ela fez de Madureita, e que tem uma torre no meio - e que todos pensam que é a Torre Eifel, de Paris - na verdade é, ou era, um poste de iluminação que existia no bairro antigamente. Minha mãe disse se lembrar deste poste de madeira - eu acho - de quando ela era criança.

A exposição realmente é uma experiência ímpar para quem gosta! Ver todos os vultos modernistas no presente acaba colocando a cabeça para funcionar... Assim se sente, transcende e cria alguma coisa nova no peito!

Quando cheguei vi o poeta Ferreira Gullar saindo da exposição. Corri atrás dele depois de uns instantes de reflexão, mas não o achei. Depois de ver todos os quadros da modernista fui no bar de cima da livraria e ele estava lá. Comprimentei-o, disse que era fã dele, apertei sua mão, comentei alguma coisa das Sopinhas de Versos, que ele disse que já conhecia; disse que já tinha feito as Sopinhas com a obra dele, e fui lanchar.

_ Foi um dia legal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog