Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de março de 2012

1922 - 1931 - 2012

Revolução dos Versos

Segundo a Folha Cultural, que é um veículo de disseminação de cultura do Rio de janeiro que é obtido grtuitamente nas ruas, e que fala sobre a exposição sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 aqui no Brasil, que foi realizada em São Paulo, e teve como iniciadores do Modernismo Oswald de Andrade, Mário de Andrade e tarssila do Amaral.

Segundo o jornal cultural citado 'a mostra aborda os diversos aspectos de nosso pensamento moderno' - a Exposição sobre os 90 anos da Semana de Arte Moderna na caixa Cultural... "Com essa ideia de variedade e heterogeneidade, convidamos os visitantes para um passeio por vários tempos e espaços, desde a virada do século XIX para o XX, há um desejo de modernidade, em várias partes do Brasil", que se evidenciaram na Semana de 22.

Segundo Daniela Name, curadora da mostra, juntamente com marcos Lontra Costa, segundo a Folha Cultural ainda, "nossos modernismos amadureceram em manifestações das mais diversas - nas artes visuais, na música, no cinema, no rádio, na literatura - em vários lugares do país".

E realmente, foi assim que aconteceu; houve o rompimento com o que vinha de fora do país, pois o Rio aceitava tudo o que vinha da França, por exemplo. Durande uma aula de Teoria da Comunicação na faculdade de Comunicaçã Social, a professora Charbelle Estrela disse uma vez que o Centro do Rio era "a cópia de Paris, enquantoq ue a barra é a cópia de Miami..." O Teatro Municipal é uma cópia de outro teatro de paris, e foi construído em 1909, retratando a visão parnasiana que existia.

Tarsila do Amaral, nesta época, em sua pintura, assim como todos os artístas nacionais, procuraram retratar o que se via, não obedecendo a nenhum estílo específico. Estes artístas apenas retratavam o que se via na realidade... Era o que se pode chamar de uma "pintura parnasiana", ou seja, dentro das regras! Com a Semana de Arte Moderna de 1922 tudo se alterou.

Na exposição, que fui visitar hoje me foi passado que:

Em 1922, em São Paulo - na primeira fase do Modernismo Brasileiro -, Oswald de Andrade e outros poetas romperam com o que vinha da Europa e que nós aceitávamos e reproduzíamos passivamente, em 1922, mas que isso já era um movimento que acontecia em diversas partes do país, de forma desordenada.

Mário de Andrade começou a fazer viagens para o interior do país após 1922, e percebendo isso, que o Modernismo se expressava, de maneiras diversas em todo o país, e começou a catalogar essa produção artística...

Em 1931, aqui no Rio de Janeiro houve a exibição do primeiro filme feito aqui no Brasil, no Museu de Belas Artes, na Avenida Rio Branco. Depois juntou-se aos modernistas do audiovisual Glauber Rocha e cia.; os movimentos modernos no Brasil estrapolaram a escria e a pintura e influenciaram todos os ramos artísticos existentes, e que estes vultos modernos nos influenciam até hoje...

Foi a partir de 1931, com a exibição no Museu de Belas artes que se iniciou a Segunda Fase do Modernismo Brasileiro, e quando houve a junção dos poetas cariocas e paulistas. Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e outros.

Alguns autores afirmam que atualmente nós vivemos um Pós-Modernismo, e outros afirmam que o que vivenciamos é na verdade uma Terceira Fase do movimento Moderno brasileiro, e é nessa última afirmação que eu me pauto!

Este terceiro estágio do Movimento Modernista foi se construindo de maneira progressiva até o Golpe de 1964, porém continuou em progressão, e em 1968 - com o AU-5 - foi drasticamente enterrado!

Com a volta da legalidade, em 1985, o modernismo nacional buscouse fixar em bases democráticas que garant[issem a cnstituição de partidos políticos, e a partir do final dos anos de 1990 é que os artistas, poetas, pintores, escritores mais tímidos se sentiram mais à vontade e passaram a produzir novamente a arte Moderna, só que dessa vez, permeado pelo advento da Internet, que chegada no país em 1996 e que agora estes artiístas estão indo para as ruas para mostar as suas artes, as suas manifestações artístcas, e como resultado do embrolho com a Sociedade Mercadológica, sempre se tem a resposta à pergunata:

_ Quanto é?

E a resposta:

_ O quanto você achar que vale...

(ridículo, tipo pedir esmola!)

Isso é o resultado dos tempos modernos!!! E como eu penso que a arte - a poesia - não tem preço, a menos que esteja organizada em um livro - que é um produto social -, faço a distribuição das Sopinhas de Versos de forma gratuita para as pessoas nas ruas...

Realmente não ganho nada com isso, e recebo críticas por isso, mas como diria Fernando Pessoa, o poeta que deu início ao Modernismo de portugal, em 1915:

                          "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"  

Dennys Andrade

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog