Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma outra questão

                      Direitismos

Mai um problema gerado pla Modernidade, em que vivemos, é a extrema direita; ou Direitismo.

O Direitismo agrega todas as tendências, de direita - democráticas - com viés autoritário. Muphert Murdoch, e seus tablóides, revistas e tentáculos mundo à fora, é um clássico exemplo de Direitismo - ele é o dono da revista Times.

Foi por isso, que o Roberto Marinho conseguiu eleger o Collor à presidência do Brasil em 1989.


Segundo Marco Antônio Villa, no artigo "Justiça, corrupção e impunidade" define a corrupção no Brasil: "Não há quem não fique indignado com as constantes denúncias de corrupção em todas as esferas do Executivo e do Legislativo" brasileiros.


No mesmo artigo, e no mesmo parágrafo do artigo publicado no dia 26 de julho de 2011, o colunista dá uma definição do que vem a ser o Direitismo brasileiro, ou o reflexo dele no século XXI:


"A cada mês ficamos horrorizados com o descaso e o desperdício de milhões de reais. Como não é posível o cidadão acompanhar o desenrolar de um processo (e são tantos!), logo tudo cai no esquecimento e não ficamos sabendo da decisão final (isto quando o processo não é anulado e retorna à estaca zero). O denunciado sempre consegue encontrar alguma brecha legal e acaba sendo inocentado. E isso se repete a cada ano. Não há indignação que resista a tanta impunidade."


Um dos tentáculos de Murdoch se estende e paira sobre o Brasil...
Vocês sabiam que a Rede Globo existe desde 1962? E sabiam que ela tem um contrato, que nasceu com ela, em apoio logístico com o grupo Time-Life, atual Time-Warner, desde áquela época? Pois é, Murdoch é o dono da revista Times.


Ou seja, desde seu surgimento a Globo é uma empresa global, que veio à público apenas em 1965, tendo sua sede no bairro do jardim Botãnico, Zona Sul do Rio de janeiro - não é á toa que ela é a 4ª maior emissora do mundo.


Antônio Villa, referindo-se ao viés brasileiro de Modernidade diz: "Não é possível dizer que as instituições democráticas estão consolidadas com tantos casos de corrupção e o péssimo funcionamento dos três poderes".


Penso que este último comentário do professor de História da Universidade Federl  de São carlos (SP) se aplica não somente ao caso do Brasil, mas sim ao mundo inteiro - mundo globalizado! - paois a engrenagem da Democracia na globalização é a mesma  em todo o lugar.


A China - país Comunista - cresce vertiginosamente no mundo capitalista, e aí fica a questão:


_ Não seria hora de se repensar a Democracia Representativa? (...) "Ser ou não ser, seis a questão?"


[To be or not to be...]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog