Total de visualizações de página

sábado, 23 de julho de 2011

'Poesia ganha as ruas do Rio' (Folha Dirigida 21 junho)

http://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=136680173084312&set=a.136680053084324.36209.100002269916291&type=1&theater




{Transcrição  da matéria "Poesia ganha as ruas do Rio" publicada na Folha Dirigida 21 a 27 de julho de 2011}

                           Poesia ganha as ruas do Rio

Uma tentativa de divulgar a poesia. Esse é o grande objetivo de Dennys Andrade quando passa  a tarde no Largo da Carioca e nos bairros da Penha, Olaria e Ramos distribuindo pequenas fitas de papel  com algum versinho de poetas renomados para as pessoas que passam na rua.

A ideia surgiu quando recebeu um convite para participar de um sarau. Sem saber muito como homenagear João do Rio, autor escolhido para a ocasião, resolveu buscar versos soltos e cortar em tirinhas. Durante o sarau, a proposta de cada um receber um pensamento e ler em voz alta, fluiu tão bem, que ele resolveu expandir.

"Eu quero fazer com que o penamento de grandes autores circule. Ninguém espera ganhar versos de graça, na rua. É isso que proponho, uma revolução dos versos. Não aceito dinheiro, faço por amor mesmo" - disse o jornalista, que já tem um livro publicado, chamado "Um toque de poesia".

Grandes nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Mário Quintana, Mário Prata, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos, e muitos outros, são sempre citados nos encontros.

Segundo Dennys, a reação das pessoas ao receberem o papel no primeiro momento é de espanto. Logo em seguida, quando veem do que se trata, aprovam a iniciativa.

A estudante Joyce da Costa, de 15 anos, por exemplo, não entendeu nada quando recebeu o papel. Mas quando abriu, teve uma surpresa. "Acho importante essa atitude, pois faz com que as pessoas aprendam mais sobre autores importantes", falou.

Já o professor de Língua Portuguesa, Hélio Maia, que passeava pelo lugar, foi um pouco mais além. "Isso é fundamental. Com tanta violência no Rio de Janeiro, espalhar poesia é uma iniciativa linda".

O sarau acontece no Largo da Carioca, em frente à estação do metrô, toda primeira sexta-feira do mês. Quem gosta do assunto e quiser dar uma passada para conferir é só procurar o Dennys na banca de livros do Carlão.
                                                  [Ana Carolina (INTERINA)]
                                            tempo.vago@folhadirigida.com.br    

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog